Países da Alba assinam tratado para erradicar a fome na região

Um plano em conjunto com os países que integram a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) para erradicar a fome e a pobreza. Essa foi a ideia apresentada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, durante a 2ª Cúpula Extraordinária Alba-Petrocaribe.

Por Mateus Ramos, especial para a Adital

Em meio às homenagens por conta dos 183 anos de Símon Bolívar, considerado o líder máximo para muitos povos na América, Maduro afirmou o compromisso de erradicar a fome e a pobreza, continuando o trabalho que "o líder máximo, Hugo Chavez”, deu início.

Durante o evento, o diretor geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, o brasileiro José Graziano da Silva, confirmou o apoio ao plano de erradicação da fome e da pobreza.

Segundo Graziano, muita coisa já foi feita para a diminuição desse mal, contudo os números continuam bastante elevados, principalmente no Haiti. "Até a data de hoje, existem cerca de 50 milhões de pessoas subnutridas na América Latina e Caribe, desse total, cerca de 7% se concentra no Haiti, onde 20% da população sofrem com a subnutrição”.

Nesse sentido, Graziano destacou a importância dos diferentes blocos, como a Alba, a Comunidade de Estados do Caribe (Caricom), o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Petrocaribe, e o trabalho que esses blocos fazem para a integração latino-americana, ainda assim, afirmou que ainda há muito o que ser feito.

Plano de Trabalho

O diretor geral da FAO enumerou as diretrizes do plano de trabalho para a erradicação da fome e da pobreza:

1.Respeito à soberania e segurança alimentar dos países membros;

2.Apoio aos projetos de agro-industrialização, abastecimento interno, adoção de políticas consensuadas, garantir a disponibilidade no acesso aos alimentos, de forma estável e o desenvolvimento de cadeias produtivas;

3.Provisão de assistência técnica às estratégias públicas e projetos regionais fundamentados no intercâmbio de experiências através da cooperação Sul-Sul;

4.Provisão de assistência técnica aos projetos nacionais para a erradicação da fome e da pobreza;

5.Fortalecer a agricultura familiar e dos pequenos produtores, e dar acesso aos mercados locais;

6.Sistematização e elaboração de relatórios da população no contexto do plano de ação sobre a erradicação da fome e da pobreza nos países.