Irã reafirma que é necessário promover diálogo na Síria

O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, insistiu em que a solução do conflito na Síria é o diálogo entre os cidadãos desse país árabe, durante uma conversa telefônica com o mediador internacional Lakhdar Brahimi, neste sábado (21).

Durante a conversação, os representantes do Irã e da Síria trocaram opiniões sobre a conferência Genebra 2, programada para 22 de janeiro de 2014 na cidade suíça de Montreaux, conforme com a emissora iraniana PressTV.

Javad Zarif e Brahimi concordaram que é importante elaborar uma solução política para a guerra de quase três anos no país árabe, a qual custou a vida de mais de 125 mil pessoas, bem como enormes danos materiais e mais de um milhão de desabrigados, cuja presença em países vizinhos está a ponto de criar uma crise humanitária pela chegada do inverno no hemisfério norte.

A afirmação do chanceler iraniano é uma alusão aos grupos armados do exterior, em cujas filas há milhares de estrangeiros, os quais têm sido derrotados no campo de batalha e impedem o diálogo político.

Em declarações anteriores, Brahimi, encarregado desde o ano passado pela ONU e a Liga Arabe para negociar uma solução dialogada à crise, declarou que Teerã ainda não está fora da lista de convidados, mas apontou que os Estados Unidos se opõem à a participação do país persa.

Em contrapartida, o chanceler russo, Sergei Lavrov, e o vice-chanceler Gennady Gatilov fizeram questão da presença do Irã dada a importância desse país nos assuntos regionais e a contribuição positiva que pode dar.

A eliminação do Irã da conferência Genebra 2 não é construtiva e só cria problemas na implementação dos acordos existentes, escreveu Gatilov em sua conta do Facebook.

Teerã tem expressado em várias ocasiões que ainda que não assista, continuará trabalhando para apoiar uma saída pacífica para o conflito no país árabe. Mas é de todo evidente que sem a participação do Irã na conferência de Genebra 2, será difícil encontrar uma solução justa para o conflito sírio, pois o papel da nação persa é incontornável na região.

Com agências