Líderes do leste africano buscam resolver crise do Sudão do Sul

Os presidentes da Etiópia, Djibuti, Somália, Sudão e Quênia – cinco dos sete países que compõem a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) – se reuniram nesta sexta-feira (27), em Nairóbi, para debater uma solução para a crise no Sudão do Sul. No encontro abordarão também a questão da Somália.

presidentes africanos

O resultado da reunião ainda não foi divulgado, mas até o momento fala-se em uma proposta de abrir um canal de comunicação entre o governo sul sudanês e o ex-vice-presidente, Riak Machar.

O secretário do Ministério de Assuntos Exteriores quêniano, Karanja Kibicho, afirmou que "estamos tentando falar com Riak Mashar. Muito pouca gente no mundo tem tentado falar com ele".

Nesse âmbito diplomático, o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, se comprometeu a dialogar na próxima semana, na Etiópia, com Riak Mashar, para tentar dar solucionar a crise desatada no último dia 15 de dezembro.

Enquanto isso, continuam os confrontos que se estendem à metade dos 10 estados de Sudão do Sul, e ultimamente se centraram nas províncias de Unity (produtora de petróleo) e Alto Nilo, perto da fronteira com o Sudão.

Apesar do crescimento da tensão, a maratona diplomática mobilizada ao redor do conflito deixa entrever a possibilidade de se encontrar uma saída negociada, já que em certos momentos Kiir e Machar expressaram sua disposição em negociar.