México em alerta devido à “droga dos zumbis”

Autoridades mexicanas se declararam “alarmadas” devido à recente aparição da chamada “heroína dos pobres”, a droga conhecida como Krokodil que ameaça provocar efeitos devastadores entre os dependentes químicos do país.

Fernando Cano, presidente da Comissão Nacional contra as Dependências (Conadic, em espanhol), afirmou que chegada da “droga dos zumbis” se deu através da fronteira norte com os Estados Unidos.
Segundo o diretor do Centro de Reabilitação da Baixa Califórnia Sul, Ramón Arreola, os primeiros casos de jovens viciados em krokodil aconteceram na cidade do norte, Tijuana.

A droga provoca úlceras nas extremidades do corpo e deixa a pele esverdeada e com escamas, como se fosse um crocodilo, por isso o nome Krokodil.

“Os efeitos são parecidos com o do Ecstasy, estimula o sistema nervoso e causa uma grande euforia, mas as consequências são mais terríveis que a heroína”, disse Arreola.

Com efeitos parecidos aos da heroína, mas a um custo muito menor – menos de 1 dólar a dose – mas podendo causar danos orgânicos devastadores, Cano afirmou que o objetivo da instituição é dar prioridade a qualquer caso que apareça.

Fonte: Cuba Debate