Milhares de soldados continuam operação antiterrorista na Rússia

Milhares de policiais e soldados do Exército participam em Volgogrado e em seus arredores de uma operação iniciada na noite de segunda-feira (30) por ordem presidencial, após os atentados ocorridos nesta cidade que deixaram 32 mortos e 72 feridos.

O Comitê Nacional Antiterrorista calculou em cerca de cinco mil os integrantes dos corpos de segurança que permanecem em estado de total mobilização em 268 grupos de busca e 142 pontos de investigação, cumprindo a indicação do presidente, Vladimir Putin.

Alexander Bortnikov, chefe do Serviço Federal de Segurança (SFS), informou que os organismos competentes decidiram a aplicação de um conjunto de medidas para garantir a proteção dos cidadãos e de objetivos sociais e econômicos de interesse estratégico.

Da mesma forma pediu compreensão aos vizinhos de Volgogrado sobre "uma medida forçada" que inclui a patrulha das ruas por soldados do Exército, cossacos e voluntários e a checagem em massa de documentos.

Cerca de 87 pessoas foram conduzidas nesta segunda-feira para delegacias de polícia por oferecerem resistência aos agentes da ordem pública, negarem-se a apresentar a documentação solicitada, portar armas e outros delitos, segundo A Voz da Rússia.

Dois subversivos foram mortos ontem durante um confronto a tiros com as forças de segurança na república autônoma de Cabardino-Balcária, no Cáucaso russo, onde foi implantando um regime de operação antiterrorista, denominado Furacão Antiterror.

No operativo de tropas especiais e da polícia local, em uma das residências da cidade de Tcheguen, quatro pessoas armadas foram cercadas, duas das quais morreram, confirmaram fontes do Ministério do Interior da república autônoma, citadas pela agência Interfax.

A operação de busca e captura continua nessa cidade de Cabardino-Balcária, situada ao norte, na cadeia montanhosa do Cáucaso, na fronteira com o distrito de Stavropol (no extremo sul da Federação), e nas repúblicas autônomas da Ossétia do Norte e Karatcháievo-Tchercássia.

Paralelamente, na segunda-feira, foram registrados choques armados entre forças federais e um grupo subversivo no território de Stavropol, com um saldo de pelo menos um morto.

Um plano de busca e captura de irregulares armados está em marcha nesse território, onde na última sexta-feira morreram três agentes na explosão de uma bomba perto de uma delegacia, na cidade de Pyatigorsk.

Nikolai Patruchev, secretário do Conselho de Segurança de Rússia, informou que o Comitê Nacional Antiterrorista estabeleceu uma série de medidas de emergência para combater o flagelo.

Indicou que o Centro de Informação do Comitê que agrupa no nível municipal os chefes de Segurança, a Polícia, o Comitê de Investigações, o Ministério de Situações de Emergência e o de Saúde assumem a responsabilidade direta pelo cumprimento desse plano.

Fonte: Prensa Latina