Van Van, de novo carro-chefe da música cubana em 2013

Com um Grammy de honra e um prêmio Womex, os Van Van se reafirmaram em 2013 como o carro-chefe da música cubana, em um ano no qual os concertos tiveram maior protagonismo.

A orquestra fundada em 4 de dezembro de 1969 por Juan Formell foi de novo notícia, ao receber dois prêmios internacionais mais prestigiosos, desta vez em reconhecimento à sua trajetória de sucessos.

No entanto, nem tudo foi salsa e reguetón em Cuba, ainda que sem dúvidas esses gêneros ainda reinam no gosto popular: o rock mais hard-core realizou vários festivais, e a música de concerto também brilhou.

O festival internacional Brutal Fest de metal extremo teve uma edição de inverno e uma de verão, com apresentações em vários lugares onde o rock é forte em Cuba e com ampla presença estrangeira.

Foi um ano de muitas mudanças na cena metaleira nacional, com uma nova direção da Associação Cubana de Rock, e a subida ao palco de novas bandas depois da despedida de outras já consagradas.

Por sua vez, a cena alternativa e eletrônica encontrou novos espaços, recebeu importantes DJ's internacionais como Derek Trucks, e realizou o festival Peace and Love.

DJoy de Cuba se consolidou como o DJ de mais destaque da ilha, a ponto de ficar encarregado pela parte musical da edição 35 do Festival Internacional do Cinema Novo Latino-americano.

Vários artistas de primeiro nível vieram a Cuba como o guitarrista Paco de Luzia, as folcloristas Totó La Momposina e Lila Downs, o trovador Ismael Serrano, o baladista David de María, e a cantora Beyonce e seu esposo, o rapero Jay-Z.

O glamoroso casal parou o trânsito em Havana Velha, e foi testemunha do nível artístico dos cubanos, das crianças do grupo La Colmenita, até os bailarinos de Dança Contemporânea.

Também voltaram a Cuba figuras imprescindíveis da salsa como Isaac Delgado, que cantou junto ao trovador Silvio Rodríguez no bairro de Santo Suárez em Havana.

A feira Cubadisco retomou em 2013 sua essência comercial, para reduzir o custo de fabricação de discos frente à crescente demanda das empresas cubanas.

Cubadisco 2013 entregou um prêmio especial à cantora Omara Portuondo, a diva octogenária do Buena Vista Social Club que já anunciou para o próximo ano uma turnê nacional de despedida.

O encontro citado esteve dedicado ao Equador, ao violino e aos jovens concertistas, que foram sem dúvidas os protagonistas deste evento e do Festival Leo Brouwer de Música de Câmara.

Dito festival homenageou Silvio Rodríguez com um mini-concerto de Augusto Enríquez, preâmbulo de sua turnê junto à Sinfônica Nacional, maneira como o ex-vocalista do grupo Moncada encerrou seu 2013.

A raíz musical de Cuba esteve representada em Timbalaye-2013, um festival que fechou com a rumba mais longa do mundo, para prestar homenagem aos pais e mestres do gênero como Tata Güines e Pancho Quinto.

A cena nacional esteve muito movida, para além dos clubes, e enquanto Silvio desenvolveu sua turnê pelos bairros, a dupla Buena Fé presenteou com um concerto gratuito pela paz na barriada de La Víbora em Havana.

Nessa rede comunitária esteve o encontro de Vozes Populares, que respondeu à urgência de resgatar o gênero canção para a bohemia de Havana, hoje sem uma Lupe ou uma Elena Burke disponível.

Convocado pela cantora Argélia Fragoso, o encontro contou com as atuações da mexicana Lila Downs e da dominicana Maridalia Hernández, conhecida por sua passagem pelo quarteto dominicano 440.

A trovadora argentina Teresa Parodi também cantou em Cuba, mas veio com o microfone de Mercedes Sosa, guardado como uma relíquia de quem venera como uma grande mãe.

"Foi um presente do filho de Mercedes, e eu trouxe como um pedaço dela a este país, que é uma meta para aqueles que defendem a canção latino-americana", explicou a autora de cerca de trinta discos.

Esse ano a música cubana perdeu a mais emblemática compositora de temas infantis, Teresita Fernández, mas uma continuadora de sua arte, Liuba María Hevia, comemorou seus 30 anos de carreira cantando.

Já quase no final de dezembro, o festival Jazz Plaza voltou com vários "monstros" do gênero, como o pianista estadunidense Arturo OFarrill, sempre feliz de vir a este país que despede 2013 e cumprimenta 2014 com talvez seu maior tesouro: a música.

Fonte: Prensa Latina