ONU envia convites a participantes da conferência sobre a Síria

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, começou a enviar convites, nesta segunda-feira (6), aos países que devem participar na Conferência Internacional de Paz sobre a Síria, chamada “Genebra 2”, de acordo com o porta-voz da ONU, Farhan Haq.

Genebra 1 sobre Síria - Fabrici Cofrrini / AFP/Getty Images

Haq disse que, entre os convidados preliminares, não está o nome do Irã, para depois expressar que a presença dos diferentes países depende da aprovação dos impulsores da reunião, ou seja, da Rússia e dos Estados Unidos.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e seu homólogo russo, Sergei Lavrov, devem reunir-se na próxima segunda-feira (13), para decidir sobre o caso. “Temos muita esperança de que cheguem a um acordo sobre a participação do Irã”, disse Haq.

Leia também:
EUA ressalvam participação do Irã na conferência sobre Síria
Síria: Grupos devem decidir participação na conferência de paz

No domingo (5), Kerry havia dito que o envolvimento do governo persa pelas “margens” seria construtivo, mas que não via como o país poderia participar da conferência ministerial propriamente dita, já que não participou da primeira rodada, ainda em 2012.

Já a chancelaria russa vem ressaltando a necessidade do envolvimento do Irã, já que é um importante ator regional, e tem defendido a solução política e o diálogo sobre o conflito na Síria, sem ingerência estrangeira, desde a escalada da violência, em 2011.

Segundo o porta-voz de Ban, as primeiras participações para a conferência foram aprovadas em 20 de dezembro de 2013, em uma reunião entre Lavrov, Kerry e os representantes oficiais da ONU.

Sem especificar os nomes dos outros participantes, Haq afirmou que Genebra 2 tem como objetivo “reunir as delegações amplamente representativas e credíveis, procedentes do governo da Síria e da oposição”. 

“As partes reúnem-se com a intenção de pôr fim ao conflito e iniciar o processo de transição política, através da plena aplicação do comunicado resultado de Genebra 1, celebrada no dia 30 de junho de 2012”, ressaltou.

Embora alguns grupos armados que compõem a chamada Coalizão Nacional Síria (CNS) – que diz representar a oposição, com o apoio da ingerência estadunidense, saudita, do Catar, da Turquia e de Israel – tenham afirmado que não participarão da conferência enquanto o presidente Bashar Al-Assad continuar no poder, uma data já foi definida pela Rússia e pelos EUA, 22 de janeiro.

O governo sírio já havia instado os representantes da oposição às conversações inúmeras vezes, em um processo que foi iniciado pela política interna, mas não foi definitivo devido ao apoio estrangeiro aos grupos armados que lutam contra as tropas de Assad. Além disso, também haverá eleições presidenciais neste ano, conforme o previsto pela Constituição síria.

Mais de 20 representantes de diferentes países do mundo devem participar da conferência, em Montreux, nos arredores da cidade suíça de Genebra, na busca por uma solução política para o conflito que já dura quase três anos e tirou a vida de mais de 100.000 sírios.

Da Redação do Vermelho,
Com informações da HispanTV