Panamá: Comissão de justiça e paz questiona campanha eleitoral

A Comissão de Justiça e Paz da Igreja Católica questiona em seu relatório anual de 2013 a falta de equidade e transparência na campanha eleitoral panamenha com uma propaganda excessiva a favor do candidato oficialista José Domingo Arias.

Em seu primeiro informe Observação Eleitoral, a Comissão acusa desequilíbrios na promoção política de candidatos oficialistas contra opositores, acentuação de uma campanha suja, persistente exclusão de alguns setores na vida política, e preocupação por omissão da Promotoria Eleitoral.

Adverte que é evidente o apoio do governo ao candidato do oficialismo, com o qual estão transgredindo a norma estabelecida pelo Tribunal Eleitoral.

José Aranda, do Colégio de Advogados, coincidiu com essas apreciações da comissão e pôs como exemplo a visibilidade das propagandas do candidato presidencial, José Domingo Arias, e da prefeita Roxana Méndez, o qual tem acordado reclamos da oposição e da sociedade civil.

Outro dos aspectos que inquieta à mesa de Observação Eleitoral é a pouca informação sobre o financiamento privado das campanhas.

A desigualdade é um ponto magro da contenda pois a balança inclina-se de forma absoluta a todos os candidatos oficialistas aos cargos de eleição, desde a presidência até os demais, assinala a comissão entre outros muitíssimos questionamentos.

Fonte: Prensa Latina