BA: UJS promove Curso e Plenária Estadual em fevereiro
Entre os dias 19 e 23 de fevereiro, a União da Juventude Socialista (UJS) realiza seu Curso de Formação e a Plenária Estadual da entidade. Nesta edição, o curso contará com duas novidades: a inscrição será feita exclusivamente via internet e a adoção de dois níveis da capacitação de acordo com o conhecimento do militante. Os eventos serão realizados em local ainda a ser definido entre Salvador e Região Metropolitana.
Publicado 17/01/2014 23:25 | Editado 04/03/2020 16:15
De acordo com a UJS, cada militante deverá fazer uma pré-inscrição até o dia 7 de fevereiro, cabendo à Executiva Estadual divulgar até o dia 12 do mesmo mês a lista com os nomes dos militantes selecionados para o curso. Qualquer pessoa filiada à UJS na Bahia pode fazer a pré-inscrição, mas a relação final levará em conta a prioridade para os seguintes públicos: membros da direção estadual; três membros por cidade com mais de 100 mil habitantes; e dois membros por cidade com menos de 100 mil habitantes. Exceções serão deliberadas pela Executiva Estadual da UJS.
A adoção dos dois níveis do Curso de Formação acontecerá nas aulas teóricas e levará em consideração o acúmulo de conhecimento de cada militante. O objetivo é melhorar o aprendizado, nivelando as turmas de acordo com as suas características. Para mais informações sobre o curso e a realização da pré-inscrição, os interessados devem acessar o link https://docs.google.com/forms/d/1u1u9q7HK0-o1PefpI_V5y09LE7ADk5ANHg8bQjOHFUM/viewform.
A Plenária Estadual começará na tarde do dia 22/02 e será concluída no dia 23. Dentre os assuntos que serão tratados, está a avaliação do Congresso da ABES e a preparação para o 17º Congresso Nacional da UJS, incluindo a convocação do 16º Congresso Estadual. Os debatedores do curso serão anunciados até o final de janeiro.
POGRAMAÇÃO
19/02
9h: Chegada e acomodação das delegações.
11h: Apresentação da ementa, metodologia e programa do Curso.
12h30: Almoço.
14h: Guerrilha do Araguaia: a luta armada contra a ditadura militar.
17h30: Lanche.
18h:
• NÍVEL 1 – O que é a nação brasileira e a história de lutas do povo baiano.
• NÍVEL 2 – História das classes e da luta de classes no Brasil e no mundo.
21h: Jantar.
20/02
9h:
• NÍVEL 1 – O que é Capitalismo?
• NÍVEL 2 – Capitalismo, contradição em processo: as formas e determinação das crises. As manifestações da crise (lei da tendência de queda, superprodução, desproporção entre departamentos).
12h30: Almoço.
14h: Um mundo Socialista é possível: a luta dos povos contra o capitalismo.
17h30: Lanche.
18h: Copa do Mundo, luta política e desenvolvimento nacional.
21/02
9h:
NÍVEL 1 – Capitalismo versus Socialismo: o Socialismo como produto da luta dos trabalhadores no capitalismo e como projeto consciente do proletariado.
NÍVEL 2 – Da crise do Socialismo ao Socialismo renovado: estudo crítico da trajetória do Socialismo; as causas da débâcle da URSS; e a reafirmação do Socialismo em bases novas.
12h30: Almoço.
14h: A ditadura da mídia e a luta pela democratização dos meios de comunicação.
17h30: Lanche.
18h: Exploração do petróleo e desenvolvimento nacional
21h: Jantar.
22/02
9h: O Socialismo, a emancipação das mulheres e a “naturalização” das violências.
12h30: Almoço.
14h: Início da Plenária Estadual da UJS.
De Salavdor,
Ana Emília Ribeiro