Rússia saúda ajuda humanitária à população síria

A Chancelaria da Rússia saudou neste domingo (19) a chegada de ajuda humanitária à população síria na área residencial de Guta oriental, nos arredores de Damasco, bloqueada por grupos armados opositores.

Pela primeira vez, depois de reiterados pedidos internacionais, no meio de uma deterioração da situação humanitária na Síria, a oposição permitiu o acesso da assistência aos civis, indica um comunicado difundido pelo Ministério de Assuntos Exteriores.

Acrescenta que se conseguiu desbloquear o socorro à população civil graças às ações e esforços persistentes do Governo da Síria.

Espera-se que a ajuda ingresse também neste sábado a Jade Shaibani, região de Suk-Wadi Barada, a oeste da capital síria, segundo a Chancelaria.

A assistência humanitária do Crescente Vermelho (equivalente árabe da Cruz Vermelha) tem 30 carregamentos de alimentos para a subsistência de 10 mil pessoas durante um mês, indica a nota oficial.

O organismo lamentou a impossibilidade de que a ajuda chegue ao acampamento de refugiados palestinos em Yamuk, bloqueado pelos armados radicais.

Moscou, disse a Chancelaria, apoia todos os envios de ajuda humanitária à população civil na Síria e pede aos países com influência sobre os grupos armados que pressionem para que se garantam as condições ao acesso da assistência aos necessitados.

Com isso, se criaria uma situação favorável para o trabalho da conferência internacional, denominada Genebra 2, disse a diplomacia russa. O fórum acontecerá na Suíça de 22 a 25 deste mês.

No sábado (18), a Chancelaria da Rússia condenou as execuções sumárias e assassinatos realizadas pelos grupos armados extremistas, sobretudo por membros da frente Estado Islâmico do Irã e Levante, no norte da Síria.

Moscou e Damasco coincidem em que a luta contra o terrorismo e o extremismo radical constitui uma premissa fundamental para a solução política da crise síria.

Prensa Latina