Casa da América Latina no Espírito Santo
A Comissão de constituição da subsede da Casa da América Latina no Espírito Santo está convidando para a Assembleia Geral de Constituição que será realizada no dia 31 de janeiro, às 18h30, na sede do Sindicato dos Estivadores, localizada na avenida República, 10, centro de Vitória.
Publicado 25/01/2014 23:56 | Editado 04/03/2020 16:42

Criada em agosto de 2007, a Casa da América Latina está sediada no Rio de Janeiro e agora organiza sua subsede em terras capixabas, onde desenvolverá e ampliará suas ações voltadas para defender a unidade latino-americana.
Tem como principais objetivos: difundir e preservar a amizade entre os povos da América Latina; defender seus interesses e direitos à soberania, à autodeterminação e à construção de sociedades justas e fraternas, conforme elencado em seu Estatuto.
A instituição também busca promover o intercâmbio cultural entre os povos da região, a integração soberana e a paz.
Para cumprir seus objetivos, realiza inúmeras atividades e eventos de cunho educativo, cultural e político, também realiza anualmente a entrega da Medalha Abreu e Lima para cinco personalidades que contribuem ou tenham contribuído para a unidade soberana dos povos, nações e países latino-americanos.
O significado da Medalha Abreu e Lima
José Inácio de Abreu e Lima (1794-1869) foi um brasileiro que se incorporou ao Exército Libertador de Simon Bolívar, tendo se tornado chefe do Estado Maior e participado da luta de libertação colonial na Venezuela, Colômbia, Equador e Peru, tornando-se general de brigada.
Depois da morte de Bolívar, Abreu e Lima retornou ao Brasil, tendo escrito vários livros, entre os quais O Socialismo, o primeiro do gênero editado no Brasil e na América Latina. Ele é conhecido também como o general das massas e tornou-se um dos principais símbolos da luta pela integração latino-americana.