Casa da América Latina no Espírito Santo

 A Comissão de constituição da subsede da Casa da América Latina no Espírito Santo está convidando para a Assembleia Geral de Constituição que será realizada no dia 31 de janeiro, às 18h30, na sede do Sindicato dos Estivadores, localizada na avenida República, 10, centro de Vitória.

Reunião Casa da América Latina

 Criada em agosto de 2007, a Casa da América Latina está sediada no Rio de Janeiro e agora organiza sua  subsede em terras capixabas, onde desenvolverá e ampliará suas ações voltadas para defender a unidade latino-americana.

 

Tem como principais objetivos: difundir e preservar a amizade entre os povos da América Latina; defender seus interesses e direitos à soberania, à autodeterminação e à construção de sociedades justas e fraternas, conforme elencado em seu Estatuto.

 

A instituição também busca promover o intercâmbio cultural entre os povos da região, a integração soberana e a paz.

 

Para cumprir seus objetivos, realiza inúmeras atividades e eventos de cunho educativo, cultural e político, também realiza anualmente a entrega da Medalha Abreu e Lima para cinco personalidades que contribuem ou tenham contribuído para a unidade soberana dos povos, nações e países latino-americanos.

 

O significado da Medalha Abreu e Lima

 

 

José Inácio de Abreu e Lima (1794-1869) foi um brasileiro que se incorporou ao Exército Libertador de Simon Bolívar, tendo se tornado chefe do Estado Maior e participado da luta de libertação colonial na Venezuela, Colômbia, Equador e Peru, tornando-se general de brigada.

 

 

Depois da morte de Bolívar, Abreu e Lima retornou ao Brasil, tendo escrito vários livros, entre os quais O Socialismo, o primeiro do gênero editado no Brasil e na América Latina. Ele é conhecido também como o general das massas e tornou-se um dos principais símbolos da luta pela integração latino-americana.