Raúl Castro e Maduro reafirmam interesse em consolidar parceria

Os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e da Venezuela, Nicolás Maduro, reafirmaram o interesse em reforçar a colaboração econômica bilateral, durante reunião de trabalho em Havana, informou a imprensa local. Eles se reuniram antes da abertura da 2ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Durante o encontro, o vice-presidente venezuelano, Rafael Ramírez, e o ministro cubano do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca, assinaram ato correspondente aos projetos que serão executados este ano no âmbito de um acordo integral de cooperação.

Acompanhe aqui a cobertura completa do Vermelho sobre a Celac

A parceria foi o marco da cooperação bilateral firmada em 2000, sob a presidência de Hugo Chávez, na Venezuela, e de Fidel Castro, em Cuba, e que levou o país sul-americano a ser o principal aliado político e econômico da ilha. A assinatura do convênio entre os países é, portanto, um esforço dos líderes revolucionários, que criaram uma aliança de intercâmbio e solidariedade, baseada em conceitos de irmandade e humanismo.

Os dois governos mantêm acordos bilaterais como o do setor energético, pelo qual a ilha recebe cerca de 100 mil barris diários de petróleo.

Cuba paga parte desse valor com os serviços que presta na Venezuela, com mais de 30 mil médicos e técnicos de saúde, além de outros profissionais de áreas como educação e esporte.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Agência Brasil e da Telesur