PCdoB defende a formação de uma chapa com perfil de esquerda

A Comissão Política do PCdoB na Bahia se reuniu, na última segunda-feira (3/2), em Salvador, para discutir, mais uma vez, a construção da chapa majoritária encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). No encontro, foi reafirmada a tese defendida pelo partido de que a chapa precisa ter, além de uma presença feminina, também um perfil de esquerda.

O perfil de esquerda é necessário para manter a mesma identidade que o projeto tinha nas disputadas anteriores, como afirma o presidente do PCdoB-BA, deputado Daniel Almeida. “Para esse ano, devemos dialogar com setores que, tradicionalmente, apostam na esquerda, como os servidores públicos, os intelectuais, a juventude. Ter uma mulher na chapa, também é importante na disputa da Bahia e do Brasil”.

A repercussão de uma possível disputa entre o PCdoB e os outros partidos aliados pela vaga de vice também foi discutida na reunião. Sobre isso, Daniel Almeida explica: “Não estamos disputando a vice, nem pedindo apoio, mas discutindo uma estratégia para vencer as eleições. A nossa estratégia é ter uma chapa com perfil de esquerda e com a presença de uma mulher”, defende.

O resultado do encontro da Comissão Política foi levado ao governador Jaques Wagner, que recebeu, além de Daniel Almeida, também os integrantes Alice Portugal, Péricles de Souza, Haroldo Lima e Davidson Magalhães, ainda na segunda-feira. Wagner será o responsável pela escolha do nome que vai preencher a chapa majoritária (por enquanto, só estão definidos os nomes de Rui Costa (Governador – PT) e Otto Alencar (Senador – PSD).

Segundo Daniel Almeida, o governador ouviu a estratégia apresentada pela comissão e prometeu levar em consideração os argumentos para a decisão final, que deve acontecer após o carnaval. Se a proposta for aceita, acrescenta Daniel, “aí é que o PCdoB vai indicar um nome”.

Anúncio

Na próxima quinta-feira (6/2), o PCdoB vai anunciar oficialmente o apoio às candidaturas de Rui Costa e Otto Alencar. O encontro será na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), localizada no Centro Administrativo do Estado (CAB), em Salvador, a partir das 9h.

“O ato marcará a entrada do PCdoB e da militância nessa fase de construção do projeto. Não temos qualquer dúvida sobre a nossa participação. Vamos mobilizar a militância”, finaliza o presidente Daniel Almeida.

De Salvador,
Erikson Walla