Evo: "Tenho forças para governar a Bolívia por mais 5 anos"

O presidente boliviano, Evo Morales, anunciou sua intenção de lutar pela  Presidência nas próximas eleições de seu país. Em outubro de 2013, o Partido Movimento ao Socialismo (MAS) proclamou Evo como candidato à reeleição para o pleito de 5 de outubro de 2014.

Vice-presidente Álvaro García Linera e o mandatário Evo Morales| Foto: ABI

“Acumulei experiência em oito anos de Presidência e me sinto com força para seguir cinco anos mais, e quero contar com o apoio de vocês”, afirmou o mandatário durante um encontro mantido nesta quinta-feira (6) com dirigentes da Central Obreira Departamental (COD) em Oruro.

Leia também:
Com ampla aprovação, Evo é favorito nas eleições de 2014

Durante sua fala, o secretário executivo da Central Obreira Boliviana (COB), Juan Carlos Trujillo, pediu que os trabalhadores defendam o sistema democrático vigente no país: “Devemos garantir a unidade do povo na cabeça do presidente. (…) Estamos presentes para defender um processo que é de todos e para todos”.

Por sua vez, Evo agradeceu o respaldo da COB, apesar das diferenças existentes entre esta e o Executivo, e a chamou para debater os programas de médio e longo prazos: “Talvez tenhamos algumas discrepâncias, mas quando se pensa no país e quando se trabalha de maneira transparente, devem imperar razões e não caprichos de interesses de grupos. (…) Temos que pensar nas futuras gerações, em nossos filhos e em nossos netos. Nossa obrigação é debater com sinceridade”, afirmou.

Também destacou a admiração que sentem os bolivianos pela entidade de trabalhadores e admitiu que sempre haverão alguns pró-imperialistas, pró-capitalistas, mas se mostrou satisfeito pela determinação da COB de “defender e seguir abraçando a Revolução democrática cultural. Jamais vamos permitir que a direita volte”.

Da Redação do Portal Vermelho,
com agências