Jornalistas que cobrem diálogo de paz das Farc foram espionados

Uma matéria divulgada pela agência de notícias EFE nesta segunda-feira (10), revela que a agência de inteligência militar colombiana espionou um grupo de jornalistas que acompanha o diálogo de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo do país. De acordo com a emissora Univisión, cerca de 2,6 mil e-mails foram interceptados.

Jornalistas que cobrem diálogo de paz das Farc foram espionados - EFE

A investigação – que foi realizada pelos jornalistas Gerardo Reyes, da Colômbia, e Casto Ocando, da Venezuela – apurou que hackers da inteligência militar colombiana ”tiveram acesso às comunicações entre jornalistas e porta-vozes das Farc em Cuba”, onde acontecem as negociações.

A Univisión informou que teve acesso aos correios eletrônicos interceptados e revelou que há “mais de 2,6 mil comunicações de Hermes Aguilar e Bernardo Salcedo, ambos porta-vozes das Farc, com os jornalistas de agências de notícias internacionais como AP, Reuters, Notimex, Prensa Latina, EFE, DPA e AFP”.

Além disso, outros meios de comunicação também foram espionados. Entre eles, o jornal El Tiempo e a Caracol Rádio, da Colômbia; a TVE e o jornal Gara, da Espanha; a RTL e Telgraaf, da Holanda; e Suddeutschen Zeitung e Junge Welt, da Alemanha.

Acompanhe aqui a cobertura completa do Vermelho sobre os Diálogos de Paz


“Os e-mails incluem solicitações de entrevistas e informações gerais a membros das Farc que formam parte da delegação das conversações de paz em Cuba”, disse em nota a Univisión.

Esta revelação segue o escândalo desencadeado na semana passada na Colômbia, quando a Revista Semana informou exclusivamente a existência de um centro de inteligência, abrigado em um restaurante de fachada, em Bogotá, de onde se estava espionando os negociadores do governo em Cuba e líderes da esquerda colombiana.

Leia também:
Farc responsabilizam Uribe por espionagem nos Diálogos de Paz
Exército colombiano espionou negociadores das Farc com o governo


A denúncia levou à demissão da cúpula da inteligência do Exército colombiano e, segundo a guerrilha, seus delegados também foram vítimas desta prática. O episódio foi divulgado como uma possível conspiração de unidades militares hostis ao presidente Juan Manuel Santos e seus esforços para negociar com o grupo insurgente.

Outra revelação realizada pela revista colombiana Semana, afirma que mais de 50 prefeitos e dezenas de funcionários públicos foram objeto de espionagem pela inteligência do exército colombiano.

Théa Rodrigues, da redação do Vermelho,
Com informações da agência EFE