PCdoB participa de protesto contra reajuste do IPTU em Salvador

O PCdoB estará presente na manifestação contra o reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) proposto pelo prefeito ACM Neto, que acontece na próxima quarta-feira (12/1), a partir das 14h, na Câmara de Vereadores, em Salvador. O protesto é contra o aumento do imposto, feito sem a participação popular e aprovado às pressas na Câmara de Vereadores.

Sem as discussões, o reajuste do IPTU de Salvador foi aprovado e chega, em alguns casos, a 35%. O PCdoB já havia anunciado, na semana passada, entrar na Justiça contra o aumento, considerado extorsivo, que afeta, principalmente, a classe trabalhadora da cidade.

A manifestação é mais uma medida adotada pelo Partido para expressar a posição contrária ao reajuste. A decisão da direção municipal foi tomada durante uma plenária dos movimentos sociais, que aconteceu na última quinta-feira (6), no Sindicato dos Bancários da Bahia.

Na ocasião, a presidenta do PCdoB-Salvador, Olívia Santana, justificou a mobilização: “Muitas pessoas de bairros populares sofreram com esse aumento. Nas áreas limítrofes, o reajuste foi absurdo. Nós somos defensores do Estatuto da Cidade. O PCdoB foi relator com o senador Inácio Arruda. Então, não vamos deixar essa questão da forma em que se encontra”.

Além do PCdoB, também participam da manifestação o PT, o PSB e entidades como a CTB, a UJS, a UMB, a UJS, a FABs, a Força Sindical, o Movimento a Cidade é Nossa, a CUT, entre outras.

De Salvador,
Erikson Walla