Correa se compromote a tirar Amazônia equatoriana da pobreza

Correa destacou as grandes mudanças econômicas e sociais que aconteceram no Equador em geral, e na região amazônica em particular, nos sete anos de seu governo, mas admitiu que ainda há muito por fazer. “O país inteiro está mudando, mas o que está mudando mais, e falamos isso com orgulho, é nossa Amazônia, hoje com estradas de primeira ordem, com escolas do milênio, centros de saúde e hospitais”, apontou. 

O chefe de Estado considerou, no entanto, “uma vergonha” o fato de que dessa região, de onde saiu a riqueza nacional nas últimas quatro décadas, tenha sido e continue sendo a de maior pobreza.

O Dia da Amazônia equatoriana foi instituído em 1979 pelo extinto presidente Jaime Roldós para marcar a descoberta do rio Amazonas pelo conquistador espanhol Francisco de Orellana em 12 de fevereiro de 1542.

Segundo os historiadores, Orellana descobriu o rio mais longo e volumoso do mundo enquanto procurava loucamente o lendário El Dorado, e outros tesouros que abundavam na região. Correa explicou que tal “descoberta” não aconteceu, pois as diferentes etnias indígenas que habitavam a região já sabiam da existência do Amazonas.

“Os europeus não o descobriram, porque nossos povos ancestrais, nossos shuar, achuar, waoranies, cofanes, siecopai, já o conheciam”, disse o mandatário, quem explicou que “a aventura de Orellana foi na realidade um massacre que custou a vida dos quase três mil indígenas da serra que o conquistador levou consigo”.

Fonte: Prensa Latina