Dirigentes visitam obra do Centro Pan-Americano de Judô

Os presidentes das 27 federações estaduais de judô filiadas à Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e mais três delegados da Confederação Pan-Americana de Judô (El Salvador, Equador e Costa Rica) ficaram entusiasmados com as obras de construção do Centro Pan-Americano de Judô, que está sendo erguido na praia de Ipitanga, no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Acompanhada do governador Jaques Wagner, do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, e do presidente da Confederação Brasileira de Judô e da Confederação Pan-Americana, Paulo Wanderley Teixeira, a comitiva percorreu o canteiro de obras do CPJ na manhã desta sexta-feira (14/02).

O governador Wagner afirmou que a obra está sendo executada em ritmo avançado para atender aos judocas do Brasil e das Américas que vão participar das Olimpíadas Rio 2016. “Será um centro esportivo, que vai gerar turismo e atrair pessoas estimuladas pelo esporte”, declarou.

O secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, comemorou o avanço da construção que está com 50% de execução. “Em abril, vamos receber o Comitê Olímpico Brasileiro que dará o aval neste espaço de preparação para as Olimpíadas. O CPJ é o mais novo e mais moderno centro de excelência do esporte na América do Sul”.

Orçado em R$ 29,2 milhões, o Centro Pan-Americano de Judô tem prazo de entrega para abril próximo. O equipamento é fruto de um investimento entre o Governo da Bahia, por meio da Setre, o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Judô/Confederação Pan-Americana de Judô, com assessoria técnica da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder).

Projeto social

O presidente da CBJ, Paulo Wanderley, disse que o Centro é uma referência na América. À imprensa, anunciou a chegada de um projeto social para abrigar crianças – o Avança Brasil –, hoje realizado em alguns estados brasileiros. Inicialmente, serão beneficiadas 200 crianças e jovens de escolas públicas de Salvador e Lauro de Freitas, com iniciação na prática do judô, fortalecendo, assim, a formação da cidadania.

Os dirigentes das confederações de El Salvador, Equador e Costa Rica, respectivamente Fernando Ibañez, Luiz Cheves e Dudley López, ficaram entusiasmados com as obras. “Para nós, este equipamento esportivo representa uma oportunidade para todos os atletas e a concretização de um sonho pan-americano. Ele vai fortalecer o nosso esporte com o intercâmbio das equipes, alavancando o crescimento técnico”.

Já o presidente da Federação de Judô de Brasília, Luiz Gonzaga, elogiou a coragem do Governo da Bahia em transformar o sonho dos judocas em realidade. “Este esporte, que já trouxe 19 medalhas olímpicas para o Brasil, está sendo homenageado pelo que fez e por tudo o que faz nos tatames”. Os dirigentes esportivos do judô convidados estarão em Salvador até o dia 16, reunidos na Assembleia Geral da CBJ.

Excelência

Quando entrar em operação, o CPJ será o maior e mais moderno centro de treinamento de judô das Américas, padrão de excelência na formação de atletas de alto rendimento e de aprimoramento de todos os demais profissionais envolvidos nessa modalidade esportiva.

O projeto, que atende a todos as exigências técnicas da Federação Internacional de Judô, foi concebido dentro do Plano do Governo Federal intitulado "Brasil Medalhas", desenvolvido pela Secretaria Nacional do Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, como estratégia para o desempenho do país nas competições dos Jogos Olímpicos de 2016.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre