Durante encontro, UJS-BA promove atos contra machismo e homofobia

A seção baiana da União da Juventude Socialista (UJS-BA) realizou, no último sábado (22/2), no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), mais um curso de formação, dessa vez debater sobre os novos desafios para o Movimento Feminista. O encontro foi marcado pela realização de dois atos de repúdio ao machismo e à homofobia.

A primeira das manifestações foi feita pela vice-presidenta na Bahia da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), Beatriz Matos, que, de surpresa, se despiu, chamando atenção para a censura à mulher. “Foi um ato de repúdio contra o machismo, a violência, ao preconceito e pela liberdade e emancipação das mulheres em todos os espaços”, diz a nota da entidade.

Os militantes da UJS presentes ficaram de pé para aplaudir a “atitude, ousadia e a determinação da companheira”. O ato foi seguido pelas de palavras de ordem "Emancipar as Mulheres, e Construir o Socialismo" e "Força que cresce, Mulher na UJS".

O protesto contra a homofobia foi promovido pela Frente LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), que realizou um beijo da diversidade. Para o integrante da frente Onã Rudá, é importante que as intervenções também sejam internas, entre os militantes.

"A reorganização da frente LGBT na UJS Bahia traz pra nós novas perspectivas de intervenção tanto na sociedade, quanto no seio da militância que luta contra a homofobia. É mais um passo contra as opressões”, defende Onã.

De Salvador,
Erikson Walla