Farc pedem que governo desmantele estruturas narco-paramilitares

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) apresentaram novas propostas para resolver a questão das drogas ilícitas no país no marco das negociações dos Diálogos de Paz que sustentam em Havana, Cuba, junto com o governo colombiano.

Jesús Santrich falou com a imprensa no marco do 21º ciclo de conversas com o governo colombiano

Em sua proposta, as Farc pediram a criação de uma comissão especializada para identificar as estruturas de "poder narcoparamilitar", bem como a depuração de setores do Estado, dos órgãos de controle e organização eleitoral, das forças militares, polícia e serviços de inteligência.

Leia também:
Atentado a presidenciável visa romper Diálogos de Paz na Colômbia
Rosas e Fuzis: documentário mostra a força feminina das Farc
 

Jesús Santrich, porta-voz da guerrilha, apresentou as sugestões antes de iniciar o terceiro dia do 21º ciclo de conversas em Havana. A insurgência também defendeu medidas e ações especializadas contra a corrupção promovida pelo tráfico de drogas.

Caso Gustavo Petro

Os guerrilheiros responderam perguntas de jornalistas que os questionaram a respeito da recusa do Conselho de Estado de endossar um amparo ao prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, que recentemente sofreu um processo de destituição por uma suposta má gestão do esquema de coleta de lixo na cidade: "a necessidade de mudar muitos dos aspectos necrosados que têm as instituições colombianas, por isso tornar-se mais necessário do que nunca a Assembleia Nacional Constituinte".

Vínculo com o narcotráfico

Questionados sobre a relação que têm com o narcotráfico, os guerrilheiros foram enfáticos ao ressaltar que se trata de uma campanha midiática contra eles e ressaltaram a necessidade de criar uma Comissão da Verdade para esclarecer este e outros temas relacionados ao conflito na Colômbia.