Reunião discute demarcação de terra quilombola na sede do MPF-BA

Uma reunião entre Ministério da Defesa e representantes da comunidade quilombola Rio dos Macacos, localizado na Base Naval de Aratu, em Simões Filho, será realizada nesta terça-feira (11/03) para dar seguimento às negociações para a demarcação do território, que foram iniciadas em 2013. O evento acontecerá às 14h, na sede do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia, na avenida Paralela, em Salvador.

Estarão presentes no encontro o chefe do gabinete do ministro da Defesa, Antônio Thomaz Lessa, o procurador Regional dos Direitos do Cidadão Leandro Bastos Nunes, que acompanha o caso na Bahia, e o procurador da República Walter Claudius, representantes da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, da Associação dos Advogados dos Trabalhadores Rurais, da Defensoria Pública da União e da Marinha.

Com a reunião, espera-se que se encerrem os conflitos que têm ocorrido na área da comunidade quilombola. Uma das situações mais graves ocorreu no dia 06 de janeiro, quando os irmãos Edinei Messias dos Santos e Rosimeire Messias dos Santos, moradores do quilombo, sofreram agressões por parte de militares da Marinha ao tentarem retornar para a comunidade. O caso é investigado pelo MPF.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências