Centro de Referência LGBT será construído em Salvador

A Prefeitura de Salvador confirmou a construção do Centro de Referência LGBT e Enfrentamento à Homofobia, na última quarta-feira (12/03). Proposta através de projeto da vereadora Fabíola Mansur (PSB), aprovado em abril de 2013 pela Câmara Municipal, a unidade já conta com recursos garantidos no orçamento da prefeitura.

O centro será vinculado à Secretaria Municipal de Reparação (Semur), e oferecerá acompanhamento jurídico, psicológico e serviço social gratuito aos gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais que sofreram discriminação e violência. Além disso, a unidade irá realizar estudos, pesquisas, campanhas educativas e prevenção.

Para o integrante da Frente LGBT do Comitê Estadual do PCdoB na Bahia, Juremar de Oliveira, a iniciativa é interessante no sentido de combater a homofobia, mas é necessário avançar mais nas políticas públicas, pois casos alarmantes estão acontecendo em todo o país e em Salvador não é diferente.

“A construção do centro apenas não basta. A prefeitura precisa implantar o Conselho LGBT para que a sociedade civil tenha o direito de avaliar e discutir as iniciativas a serem realizadas. É preciso ainda combater a homofobia institucional, a homofobia dentro das escolas e pensar outras medidas para conseguir reverter o atual quadro da sociedade. A administração municipal precisa olhar também para os espaços de convivência dos homossexuais, como a Carlos Gomes e o Garcia, que estão abandonados, sem segurança, iluminação pública e higiene”, avalia.

De Salvador,
Ana Emília Ribeir