José Mujica receberá presos de Guantânamo no Uruguai

O Uruguai receberá cinco detentos de Guantânamo, informou nesta quinta-feira (20) a revista semanal uruguaia Búsqueda. O presidente uruguaio, José Mujica, decidiu aceitar a proposta dos Estados Unidos, que nos últimos meses intensificou a tranferência de presos. Contudo, ainda existem 155 pessoas sob o criticado regime da prisão militar estadunidense, localizada em Cuba.

José Mujica receberá presos de Guantánamo no Uruguai - Wikipedia

O presidente norte-americano, "Barack Obama, expressou, durante as últimas semanas a seu colega uruguaio José Mujica, por meio de emissários, a vontade do governo de Washington de que o Uruguai seja um dos países a receber prisioneiros de Guantânamo", assinalou a publicação, que não revela mais detalhes.

Mujica decidiu aceitar a proposta depois de uma série de consultas e de enviar emissários aos Estados Unidos e a Guantânamo, segundo informantes", acrescentou a revista, indicando, além disso, que durante sua última viagem a Cuba, em janeiro, Mujica conversou sobre o tema com o presidente cubano Raúl Castro, que concordou em apoiar a ideia.

Ainda de acordo com a revista, o secretário de Estado americano John Kerry ligou para Mujica para agradecer e confirmar que Obama o receberá na Casa Branca antes do fim de junho.

A grande maioria dos presos de Guantânamo sequer foi julgada pelas acusações de terrorismo que pesam com eles. Ao assumir seu primeiro mandato, Obama prometeu fechar Guantânamo, contudo, os números demonstram que isso ainda está muito longe de acontecer.

Da redação do Vermelho,
Com informações de agências de notícias.