Governo venezuelano instalará Conferência de Paz em Mérida

A Conferência de Paz que se instalará nesta sexta-feira (28) no estado de Mérida, na Venezuela, constituirá um avanço na cruzada protagonizada pelo governo em busca de um clima de união nacional sem violência.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro iniciou na quarta-feira (26) a Conferência Nacional de Paz com um pedido de diálogo "amplo e tolerante" no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas. | Foto: Presidencia/AFP

Depois dos pronunciamentos favoráveis da comissão de chanceleres da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que se reuniu com diferentes setores do país — incluindo a opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD)—, para avaliar a situação do país, o governo continua mostrando seu trunfo: o diálogo entre todos.

Leia também:
Unasul afirma que atos violentos devem cessar na Venezuela

A Conferência de Paz deve ser o grande cenário para a construção de um modelo com base na Constituição, para a convivência pacífica entre diferentes propostas de país e a coexistência de diferentes visões, expressou o presidente Maduro.

Ratificada como a primeira linha de ação do executivo no programa de governo da Eficiência na Rua, a Conferência de Paz se instalará em todos os estados do país, com o objetivo de promover uma cultura de paz e resolver os conflitos.

“É um espaço mais aberto para conviver, demonstrar a superioridade da Constituição, garantir a todos os venezuelanos seus direitos econômicos, sociais, políticos, civis, humanos, e para coexistirem baseados na tolerância e no respeito”, acrescentou Maduro.

Esse diálogo entre todos os setores da vida venezuelana já se realizou nos estados de Anzoátegui, Táchira e Caracas, e participaram todos os que desejam alcançar um entendimento pacífico.

As conferências regionais de paz se instalarão também em Miranda, Barinas, Carabobo e Aragua.

Fonte: Prensa Latina