Planalto contra-ataca com CPI que inclui metrô de São Paulo

Um pedido amplo para a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com a chancela do Palácio do Planalto, foi lido nesta terça-feira (1º) em plenário. As investigações propostas, com o apoio de 31 senadores, abrangem, além das recentes denúncias de irregularidades relacionadas à Petrobras, os contratos para aquisição, manutenção e operação de trens, metrôs e sistemas auxiliares em São Paulo e Distrito Federal. O primeiro signatário do requerimento é o líder do PT, Humberto Costa (PE).

Para a oposição, o pedido é uma estratégia do Executivo para desviar o foco e inviabilizar as investigações da CPI da Petrobras, cujo requerimento de criação foi lido mais cedo na sessão plenária.

O requerimento da CPI sugerida pela base do governo propõe ainda apuração sobre convênios e contratos firmados por órgãos e entidades estaduais e municipais para aquisição de equipamentos e o desenvolvimento de projetos na área de tecnologia de informação, com a utilização de recursos da União.

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), defensor da CPI da Petrobras, pediu a impugnação do requerimento que inclui o Metrô de São Paulo, visto que o Regimento Interno do Senado não prevê investigação de matérias pertinentes aos estados em CPI.

O dia será movimentado e tenso, com a “guerra das CPIs” entre oposição e governo.

Com informações da Agência Senado