BA: Comunicação e Mídia são debatidos em encontro do PCdoB

Discutir a democratização da mídia, fortalecer as atividades da militância nas redes sociais e apresentar as iniciativas nas áreas de comunicação e mídia no Estado foram alguns dos temas tratados durante o primeiro Seminário Estadual de Comunicação e Mídia do PCdoB na Bahia, realizado neste sábado (05/04), no Hotel Sol Victória Marina, em Salvador. O encontro contou com palestras dos secretários nacionais de Comunicação, José Reinaldo, e de Mídia, Altamiro Borges.


Responsável pela abertura do encontro, o secretário Estadual de Comunicação do PCdoB, Geraldo Galindo, afirmou que “este é o primeiro ato conjunto entre as secretarias de Comunicação e Mídia. A ideia foi reunir o pessoal de comunicação do partido, profissionais ligados a área tanto de sindicato como de assessoria de parlamentares.” Durante o encontro, Galindo apresentou o Plano de Ação da Comunicação do partido no Estado.

De acordo com o presidente do PCdoB na Bahia, Daniel Almeida, a realização do evento é de grande importância, pois a discussão sobre a democratização da comunicação e da mídia é algo atual e necessário. “Conhecer de perto como as coisas estão acontecendo em cada área do partido é positivo. O PCdoB está se movimentando e se estruturando intensamente neste ano eleitoral, de manifestações e Copa do Mundo. Temos o entendimento de que não é possível ter resultado sem um bom planejamento, organização eficiente e bom conceito político e ideológico. Precisamos fazer uma boa comunicação que leve em conta os aspectos de cada local e aprender a dominar as redes sociais, que têm crescido bastante.”

José Reinaldo afirmou que o evento é algo necessário para orientar a organização do partido em uma área de grande relevância. Em sua explanação, ele apresentou alguns conceitos que são indispensáveis para militantes do segmento e profissionais de comunicação. “Nosso partido trabalha com o conceito de Linhas de Acumulação de Forças. A primeira está relacionada à luta econômica e reivindicativa, que é a luta operária, popular, juvenil, feminina, cultural etc. A outra é a luta política, que é a luta de massas, eleitoral e institucional. Por último, temos a luta teórica, ideológica e a batalha das ideias.”

Segundo ele, o partido sempre está presente nos espaços de luta. “Nestes espaços, sempre tem um militante, um comitê ou uma orientação do PCdoB. Nós pretendemos nos constituir como um partido de vanguarda. Nosso objetivo é conquistar o coração e a mente do povo com ideias revolucionárias e progressistas”, declara. Sobre a referência política, José Reinaldo disse que a orientação é a do Programa do partido, que foi raprovado em 1995, na Conferência Nacional e ratificado no 9º Congresso, em 1997. “Em 2009, demos um novo salto e adaptamos o novo Programa Socialista do PCdoB, que está em pleno vigor”.

O dirigente nacional declarou que é necessário falar do PCdoB em um ambiente difícil e que quer acabar com o comunismo. “Infelizmente, essa ideia ganha muita força no cenário atual. Nosso trabalho na comunicação é dialogar com a militância de forma clara e com uma linguagem simples, pois somos o partido das classes trabalhadoras.”

Mídia

Segundo Altamiro Borges, o partido está bastante antenado para as questões de mídia no Brasil, que hoje se constituí como um grande partido da direita. De acordo com ele, “o PCdoB acredita que não será possível avançar nas lutas dos trabalhadores se não avançarmos na democratização da mídia. Isso está no nosso programa. Nunca se debateu tanto esse assunto no mundo, até em países conservadores a democratização está sendo tratada.”

Miro falou também sobre a questão do Marco Civil da Internet, aprovado pela Câmara de Deputados há alguns dias. “Após a espionagem feita pelos Estados Unidos no Brasil, a presidenta Dilma colocou o projeto para ser votado em regime de urgência, trancando a pauta da Câmara. O documento versa sobre três questões: Neutralidade, Privacidade e Pluralidade. Precisamos também coletar mais assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Democratização da Comunicação, o Plip.”

O secretário de Mídia comentou que o PCdoB tem alguns desafios no Estado. “Precisamos intensificar o debate sobre a democratização e intensificar a coleta de assinaturas; precisamos constituir o Barão de Itararé como entidade ampla. A Bahia tem um grande potencial, tem um movimento social forte e possui o único Conselho de Comunicação do país. Temos de implantar um núcleo do Barão aqui. Por último, este ano tem eleição. As redes sócias serão importantíssimas e nós devemos capacitar nossos militantes para que a gente consiga aumentar nossa bancada e conquistar a quarta vitória nacional com a reeleição de Dilma.”

Estado

O secretário Nacional de Cultura, Javier Alfaya, afirmou que é necessário implantar formas diferentes para que os conteúdos culturais do partido sejam mais visualizados e que é preciso também criar uma corrente de votações na área cultural e das artes.

Julieta Palmeira, secretária Estadual de Mídia, destacou que, pela primeira vez, foi realizado um evento com o conjunto da comunicação do Partido na Bahia, mostrando a importância desta unidade na área. A dirigente falou da Secretaria de Mídia, que está sendo implantada agora no Estado. “Vamos atuar na luta estratégica da democratização da comunicação. O grande desafio é concretizar a Secretaria de Mídia, que é a inserção do PCdoB na democratização da mídia. Ainda neste semestre, iremos implantar um núcleo do Barão de Itararé aqui”.

Após a apresentação dos dirigentes, os presentes participaram de um debate sobre as questões abordadas no encontro, que contou com representantes de comitês municipais, sindicatos, assessores de parlamentares, entre outros.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro