Farc: Nenhum processo de paz termina com os protagonistas presos

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) afirmaram nesta terça-feira (8) que nenhum processo de paz realizada no mundo terminou com a prisão para os construtores destas negociações, em resposta ao candidato presidencial do ex-presidente e líder da direita continental, Álvaro Uribe, Oscar Ivan Zuluaga, que pede prisão para os líderes da insurgência. As declarações foram dadas pelo guerrilheiro Andres Paris, em coletiva de imprensa em Havana, Cuba.

Negociadores das Farc e o governo de Santos continuam suas negociações de paz, centradas atualmente na solução para a questão das drogas e o narcotráfico no país.

Leia também:
Parlamentares colombianos defendem Comissão da Verdade
Farc: "Assinemos um cessar-fogo, Sr. Santos"

Os insurgentes consideram que Zuluaga é o único candidato presidencial que não apoia o atual processo de paz e o acusam de ser um "candidato fantoche", que, com suas declarações, atira "dardos" e "bombas" nas discussões que visam o fim do conflito.

"Este candidato está tão abaixo nas pesquisas que o que busca é marketing político ao se colocar a lançar estas ações de verdadeira sabotagem ao processo de marketing real", disse Paris.

No contexto da campanha eleitoral para as eleições presidenciais de 25 de Maio, as Farc fizeram um chamado à paz, para que esta seja considerada uma política de Estado e não de um partido político, para garantir a continuidade e a conclusão dos diálogos independentemente da orientação do novo governo.

Com informações da Telám