Realização da Copa do Mundo será debatida com movimentos sociais

No mês de maio, Salvador sediará o seminário Diálogos Governo-Sociedade Civil: Copa 2014, com a participação do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, representantes da sociedade civil organizada e dos governos estadual e municipal. O encontro foi anunciado para lideranças de movimentos sociais da Bahia, na última sexta-feira (11/04), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) na Bahia foi representada na reunião com lideranças dos movimentos sociais pela vice-presidenta, Rosa de Souza, e pelo diretor de Combate ao Racismo, Silvio Pinheiro. 

A secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Ângela Guimarães, e a coordenadora de Articulação Social da Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Coas/Serin), Mary Cláudia e Souza, falaram sobre a realização do megaevento esportivo. Também escutaram algumas das principais demandas e propostas dos trabalhadores.

“Este é mais um passo para consolidar e ampliar o diálogo dos movimentos sociais com o poder público”, disse Mary Cláudia. O coordenador estadual do Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS), Idelmário Proença, afirmou que o seminário é importante para trazer esclarecimentos e dar subsídios ao debate.

O seminário Diálogos Governo-Sociedade Civil é promovido pelo governo federal nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014, com o objetivo de ouvir reivindicações da sociedade civil e apresentar informações sobre o Mundial de Futebol, a exemplo dos custos das obras, número de empregos gerados e de pessoas qualificadas, além do impacto econômico.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências