Sírios prestam homenagem a Hugo Chávez em Damasco

Autoridades sírias e venezuelanas prestaram nesta quarta-feira (16) uma homenagem ao falecido presidente Hugo Chávez na Universidade de Damasco.

Na ocasião, o embaixador de Venezuela na Síria, Imad Saab, recordou como Hugo Chávez, com sua liderança, contribuiu para criar as bases da construção de um mundo multipolar, em contraposição à hegemonia que Estados Unidos vinham exercendo durante décadas.

No caso particular da Síria, agregou Saab, Chávez erxpressava um amor especial, como ele sempre dizia, o que dá uma ideia de seu caráter sincero e da amizade que o unia com o presidente Bashar al-Assad, a quem ele considerava um irmão e líder de seu povo.

Durante a atividade, o diplomata recordou as mais recentes arremetidas da direita venezuelana de desestabilizar o país, incluindo a tentativa de golpe de estado do 11 de abril do 2002, que foi abortado pela mobilização popular na Venezuela.

Hoje em dia, assegurou Saab, que na Venezuela estamos novamente sofrendo tentativas de desestabilização, reafirmamos nossa vontade de seguir firmes ao legado do comandante Hugo Chávez, com o presidente (Nicolás) Maduro, convencidos de estar ao lado das causas justas do mundo.

Além disso, enfatizou, mantemos nosso apoio ao povo sírio, seu governo e liderança, nesta etapa na qual lhes tocou resistir aos duros golpes do imperialismo e seus aliados na região.

Como parte da homenagem à memória de Hugo Chávez, que contou com a participação de autoridades sírias junto com funcionários do corpo diplomático de Cuba em Damasco, encabeçado pelo embaixador Fernando Pérez Maza, Saab inaugurou uma placa na entrada do recinto universitário.

A placa, localizada em um jardim agora nomeado em memória de Chávez, reconhece a obra do falecido presidente"por seus honoráveis posturas nacionais e internacionais para as causas justas do mundo".

Fonte: Prensa Latina