Panamá alerta para tentativas de fraude nas próximas eleições

Uma grande variedade de irregularidades podem ocorrer nas eleições presidenciais do Panamá, previstas para 4 de maio, e derivariam em situações extremas de anulação das eleições, advertem meios de imprensa nacionais nesta sexta-feira (18). Diversos atores políticos afirmam que a sua preocupação, na verdade, é com a campanha difamatória contra o Tribunal Eleitoral, o que pode refletir tentativas de desestabilização.

O jornal A Estrela destaca que esse temor é compartilhado por políticos e empresários, em especial pela campanha de descrédito contra o presidente do Tribunal Eleitoral (TE), Erasmo Pinilla, que a uniu a possíveis tentativas de fraude. O próprio presidente, Ricardo Martinelli reiterou seu apoio ao trabalho do TE, mas também disse esperar que se contem os votos com rigor, o que reflete certa dúvida no trabalho do Tribunal.

Uma fraude atípica foi detectada em circuitos do interior, através das juntas comunais, onde é recebido dinheiro para empenhar as cédulas, denunciou o deputado chiricano Jorge Alberto Rosas, que ainda não apresentou provas. A ideia, expressou, é impedir que opositores ao governo votem. Uma denúncia similar sobre as compras de cédulas fez o ex-presidente Ernesto Pérez Balladares. No entanto, para o também ex-presidente Martín Torrijos, o mais perigoso é a campanha de difamação contra Pinilla.

Milton Henríquez, presidente do Partido Popular, disse compartilhar esta opinião, ao advertir que se o oficialismo se vê perdido poderia gerar focos de violência para que o Executivo suspenda as eleições.

Também indicou outras hipóteses extremas, como impugnação de resultados e a apresentação de recursos legais que levem o processo até a Corte Suprema, que poderia demorar meses e permitir uma extensão do mandato de Martinelli.

O presidente do Colégio de Advogados, José Alberto Álvarez, sustentou que não há dúvida de que os ataques contra o TE socavam o processo eleitoral e pressagiam a possibilidade de cometer fraude.

Com informações da Prensa Latina