UBM organiza encontro preparatório para o 9º Congresso Nacional  

A seção baiana da União Brasileira de Mulheres (UBM-BA) realiza, no próximo dia 17 de maio (um sábado), em Salvador, o encontro estadual preparatório para o 9º Congresso Nacional. O evento acontecerá nos turnos da manhã e da tarde, na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia (FCE-UFBA), localizada na Praça da Piedade (Centro), a partir das 8h30.

A convidada externa é a professora-pesquisadora Clara Araújo, que coordena o Núcleo de Estudos em Desigualdades e Relações de Gênero (NUDERG) da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Da Bahia, participarão a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) – única mulher na bancada baiana da Câmara – e a diretora geral da Bahiafarma, Julieta Palmeira.

Segundo a coordenadora estadual da UBM, Daniele Costa, as discussões no encontro estarão concentradas, principalmente, em duas questões: a violência contra a mulher no estado e a importância de uma reforma política ampla, que promova a inclusão feminina. A presença de Clara Araújo, especialista em Gênero e Poder Político, e a realização do debate em um ano eleitoral indicam que as discussões sobre a reforma devem prevalecer.

“Queremos discutir quais as ações que o Movimento Feminista precisa desenvolver para avançar na avaliação da experiência das cotas [para as mulheres nas eleições], de forma que seja possível transformar esse quadro de sub-representação das mulheres”, explicou a coordenadora Daniele Costa. Ela defende que é preciso pensar, com a reforma, em alternância de gênero, lista fechada e financiamento público de campanha.

Do encontro estadual da UBM, serão eleitas 30 delegadas, de todos os municípios em que a entidade está presente, para irem ao Congresso Nacional, que vai acontecer nos dias 4, 5 e 6 de junho, em Luiziânia (GO).

Nova direção

No evento preparatório, a UBM-BA também vai eleger a nova direção, que estará à frente da entidade durante os próximos três anos. A seção baiana da União Brasileira de Mulheres está inserida em importantes espaços de discussões do estado, a exemplo dos conselhos de Mulheres, Juventude e Comunicação.

De Salvador,
Erikson Walla