Venezuela faz diagnóstico para dinamizar setor industrial
Focada no objetivo de elevar a produção nacional, a Venezuela trabalha hoje no diagnóstico integral de seu aparelho industrial para enfrentar o desafio de diversificar a economia, informaram fontes oficiais.
Publicado 29/04/2014 19:01
Substituir o modelo capitalista rentista petroleiro por outro produtivo constitui um dos propósitos da nova visão do país, destacou o presidente Nicolás Maduro nas conclusões a véspera das primeiras mesas de trabalho em Maturín, capital do central estado de Monagas.
Maduro fez questão de ressaltar a necessidade de expansão das forças produtivas com o objetivo de criar uma nova cultura de trabalho.
A economia venezuelana, recordou, foi deformada há mais de um século para chegar ao dólar petroleiro sem o esforço criador. Devemos levar adiante uma Revolução econômica, que supere essa falsa cultura, sublinhou.
Tais mesas de trabalho e decisões nas fábricas e centros manufatureiros reproduzem-se no central estado de Aragua, bem como no oriental Monagas, representando cada uma das regiões.
Vamos dar um salto qualitativo, queremos fazê-lo em conjunto, exortou por sua vez o vice-presidente executivo Jorge Arreaza ao setor empresarial. Estamos convocados a dinamizar o aparelho produtivo, sublinhou.
Visitaremos cada uma das fábricas para ver quais são as necessidades na cadeia produtiva, podemos também atualizar a tecnologia, contem com nossa disposição para suprir tudo o que falta, ressaltou Arreaza.
Estamos comprometidos ao máximo, temos a certeza que este é o momento para trabalhar em conjunto.
O diagnóstico empresarial e industrial está encaminhado a definir as debilidades e fortalezas de cada entidade para levar adiante o que o Governo tem definido como os 11 motores impulsores da economia, que abrange desde o petroleiro, construção e tecnologia até o turismo e o têxtil.
Fonte: Prensa Latina