Exército iemenita anuncia morte de chefe da Al Qaeda

O Exército iemenita anunciou neste sábado (3) a morte de um chefe da Al Qaeda na península Arábica (Aqpa) durante a ofensiva iniciada na última terça-feira (29) na zona do sul do país.

Abu Islã ao Shishani, um dos líderes da Aqpa, morreu nesta sexta-feira (2) durante a ofensiva na província de Abyan e o identifica como um uzbequistão que combateu às tropas soviéticas no Afeganistão, onde os Estados Unidos apoiou a formação da Al Qaeda sob o comando do extinto Osama Bin Laden.

Shishani seria o segundo quadro de comando da Aqpa dessa nacionalidade morto nesta semana, após a morte de Abu Muslim em Uzbeki nas mesmas condições.

Aqpa é produto da fusão dos ramos saudita e iemenita da rede Al Qaeda e durante a revolta que obrigou a renunciar o presidente do Iêmen, Alí Abdullah Saleh, ocupou várias zonas meridionais deste país, das quais foi desalojada por uma ofensiva militar no ano passado.

Apesar de ter perdido posições, os membros da Aqpa ainda têm numerosos efetivos e se caracterizam por sua mobilidade e força de seus ataques opressivos, entre eles um em dezembro do ano passado contra o complexo que abriga o Ministério da Defesa nesta capital.

A véspera, o grupo reivindicou a morte de um oficial do Exército em Aden e um atentado suicida contra uma unidade nessa cidade portuária de Mujabarat, a inteligência militar, duas de cujos membros resultaram feridos.

Horas depois, o chefe da Aqpa, Qassem ao Rimi, difundiu uma declaração na qual declarou alvos legítimos a todas as instituições e pessoas que apoiem a ofensiva contra sua organização.

Fonte: Prensa Latina