Congresso da UJS Bahia elege nova direção e deliberações

No último final de semana (02 a 04/05), a Seção Bahia da União da Juventude Socialista (UJS) realizou o 16º Congresso da entidade, que aconteceu na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), no campus do Cabula, em Salvador. Com o tema “Amar e mudar as coisas”, o encontro definiu a nova direção da UJS-BA para o biênio 2014/2016, que será presidida por Luciano Marques, e deliberou sobre as ações a serem implementadas a partir de agora.

Cerca de 300 jovens de diversas partes do Estado participaram do encontro, que discutiu a forma de avançar nos direitos da juventude. Nos três dias de discussões, aconteceram debates importantes, a exemplo de “Os 50 anos do Golpe e desafio da democracia no Brasil” e “A juventude e a luta pela reforma política”.

O Congresso contou com as presenças dos professores João Carlos Salles (Ufba) e Mary Castro (Universidade Católica), da deputada federal Alice Portugal, do dirigente do PCdoB, Javier Alfaya, da presidenta do PCdoB em Salvador, Olívia Santana, e da secretária Nacional da Juventude, Ângela Guimarães. Participaram ainda das discussões, a consulesa de Cuba na Bahia, Laura Pujol, o presidente do Conselho Estadual da Juventude, Caruso Costa, a dirigente da UBM, Daniele Costa, o secretário da Juventude da CTB-BA, Alfredo Santiago, e o ex-presidente Nacional da UJS, Marcelo Gavião.

Durante o encontro, foi aprovada uma série de resoluções, que orientará a luta e organização dos mais de oito mil filiados à UJS na Bahia. Um marco para a entidade foi a aprovação da Direção Estadual com paridade de gênero, garantindo o empoderamento das mulheres. Foram eleitos 23 homens e 23 mulheres, sendo 17 pessoas de Salvador e 29 do interior.

O Congresso contou também com atividades culturais, rodas de conversa, grupos de discussões que trataram das questões LGBT, Combate ao Racismo, Desmilitarização da Polícia, Cultura, Hip Hop, Emancipação das Mulheres, Movimento Estudantil Universitário e Secundarista, entre outros. Ao termino do congresso, foi aprovada a Carta 2 de Julho, que faz uma breve análise de períodos recentes e indica a direção para a conquista de mais direitos.

Presidente eleito

O novo presidente da UJS Bahia, Luciano Marques, declarou que está muito confiante e feliz pelo desafio que lhe foi delegado. “Conheço a capacidade dessa nova direção. Além disso, conseguimos alcançar a paridade de gênero. Agora, a diretoria é composta por 50% de mulheres, antes era 31%.”

Luciano afirmou que os objetivos da entidade continuam voltados para a politização dos jovens. “Pretendemos buscar mais inserção nas universidades, nas escolas, na área cultural, no movimento negro, de mulheres. Vamos organizar ainda mais a juventude e convocá-los para a luta política”. Entre os desafios mais próximos da nova gestão, o presidente da UJS destaca a eleição para o DCE da Uneb e a eleição da reitoria da Ufba, da Uneb e da Uesc.

Direção Estadual

Alan Valadares – Salvador

Alana – Itabuna

Alex Vasquez – Camaçari

Aline Lima – Vitória da Conquista

Andreza – Santa Cruz de Cabrália

Ane Márcia – Madre de Deus

Baltazar – Teixeira de Freitas

Beatriz Matos – Salvador

Caruso Costa –Salvador

Delson – São Gabriel

Diego Fraga – Salvador

Douglas – Lauro de Freitas

Elis Regina – Salvador

Gabriel – Vitória da Conquista

Greice – Itabuna

Hélder Conceição – Salvador

Hortência – Salvador

Hortênsia – Vitória da Conquista

Izélia – Eunápolis

Jamile –Salvador

Jefferson Pataxó – Santa Cruz de Cabrália

João Felipe – Barreiras

Juliana Sousa – Barreiras

Lucas Galindo – Ilhéus

Luciano Alves – Camaçari

Luciano Marques – Salvador

Luciano de Jesus – Itamarajú

Marden Lessa – Madre de Deus

Marianna Dias – Salvador

Marli – Salvador

Musa Ramalho – Itabuna

Nadson Rodrigues – Salvador

Nágila – Poções

Naira – Caetité

Natália Gonçalves – Salvador

Nice – Salvador

Onã Rudá – Salvador

Rafaela – Camaçari

Renata Almeida – Salvador

Rosely – Itabuna

Samantha Muleca – Camaçari

Stalone – Juazeiro

Thiago Dantas – Salvador

Thiago Fernandes – Itabuna

Uri Menezes – Camaçari

Zezinho – Juazeiro

Suplentes:

Jeferson – Cruz das Almas

Áquila – Salvador

Marquinhos – Vitória da Conquista

Amanda – Itabuna

Amanda – Juazeiro

Luma – Salvador

Victor – Cabrália

Poliane Amorim – Juazeiro

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro