Homenagem: Martí de El Salvador completaria 121 anos

Se estivesse vivo, Agustín Farabundo Martí faria 121 anos. O filho ilustre de El Salvador morreu em 1932, pouco antes de completar quatro décadas. O Martí salvadorenho nasceu dois anos antes da morte de outro Martí, o cubano. Farabundo Martí e José Martí desempenharam um papel fundamental na conformação da esquerda latino-americana, ambos foram criadores do Partido Comunista Salvadorenho e do Partido Revolucionário Cubano, respectivamente. 

Homenagem: Martí de El Salvador completaria 121 anos - Reprodução

Atualmente, o Martí salvadorenho empresta seu nome ao partido de esquerda que, recentemente, venceu as eleições presidenciais. Por isso, e por toda a herança de lutas, a Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN) prestou sua homenagem ao aniversário de seu inspirador.

Em um ato especial no cemitério Los Ilustres, na capital San Salvador, militantes, simpatizantes, convidados especiais e membros da Comissão Política da FMLN renderam homenagem ao revolucionário salvadorenho.

Em 1980, o Partido Comunista de El Salvador uniu-se com outras quatro formações para integrar a guerrilha que retomou sua figura como símbolo de resistência. A FMLN iniciou uma longa luta contra os governos da oligarquia salvadorenha até 1992, quando se assinaram os Acordos de Paz, e desde então se converteu em um partido político de esquerda, ganhador das eleições de 2009 e em 9 de março deste ano, de maneira consecutiva.

Théa Rodrigues, da Redação do Portal Vermelho,
Com informações da Prensa Latina