Inácio Arruda pede atenção à segurança pública e à educação

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) pediu atenção à questão da segurança pública e cobrou empenho na expansão da rede de educação como forma de enfrentamento das organizações criminosas. Ele citou os recentes investimentos do governo federal na educação superior no Ceará como exemplos a serem seguidos no esforço de levar ensino de qualidade ao interior do país e à periferia das grandes cidades.

“O crime organizado tem quem o proteja em todos os meios, e não há maneira mais adequada de quebrá-lo do que preparar bem a população do nosso país – afirmou o senador, ressaltando os benefícios que os Institutos Federais de Educação e as Escolas Técnicas Profissionalizantes vêm realizando no interior do Ceará, “promovendo impacto sem precedentes na história destas cidades”.

Inácio citou como exemplo os municípios de Canindé e Aracati, onde esteve recentemente. Nas duas cidades, “sob os auspícios do Governo de Lula e Dilma”, se construiu o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, “uma escola que prepara, com grande qualidade, técnicos de formação média e, ao mesmo tempo, oferece cursos de formação superior tecnológica”. Esse instituto são também espaços para prática do esporte, para o lazer, para a cultura e para a arte.

“A formação, o preparo, a educação são os melhores investimentos, os gasto mais importantes que a nação pode fazer para oferecer aos seus filhos”, disse, lembrando que essas escolas atendem “a gente pobre, gente simples que não teria condições de chegar numa universidade, de se preparar para entrar num curso superior, seja numa escola pública, muito menos numa escola privada”.

Inácio fez questão de ressaltar que a educação é a melhor alternativa ao crime, a esse assédio para a marginalidade das populações mais carentes feitas por poderosos. “O crime organizado é coisa de PhD, é coisa de gente poderosa. Não tem narcotráfico, não tem crime organizado sem institucionalidade por trás. E não há maneira mais adequada de quebrá-lo do que preparar bem a população do nosso país”.

O senador cearense aproveitou para pedir a ampliação da rede de universidades federais pelo interior do Brasil, pelo interior do Nordeste, e a rede de formação tecnológica e de formação superior pública nas grandes metrópoles, nas grandes cidades brasileiras. “Essa é a solução mais importante, mais significativa, para que possamos combater com rigor a tal organização criminosa, que ganha o PhD com o nome de crime organizado. A educação é o caminho”

Íntegra do discurso

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)