Inácio alerta que apenas com educação se pode combater o crime 

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) pediu atenção à questão da segurança pública e cobrou empenho na expansão da rede de educação como forma de enfrentamento das organizações criminosas. “O crime organizado tem quem o proteja em todos os meios, e não há maneira mais adequada de quebrá-lo do que preparar bem a população do nosso país”, afirmou o senador. 

Ele citou os recentes investimentos do governo federal na educação superior no Ceará como exemplos a serem seguidos no esforço de levar ensino de qualidade ao interior do país e à periferia das grandes cidades.

Para ele, a melhor alternativa ao crime, a esse assédio – feito por poderosos – às populações mais carentes para a marginalidade, é preparar bem a população do nosso país.

“Na educação, temos de fazer uma aposta fortíssima na ampliação da rede de universidades federais pelo interior do Brasil, e aumentar a rede de formação tecnológica nas grandes metrópoles”, sugeriu o senador.

Ele diz ainda que a educação de qualidade que vai afastar as crianças e jovens do crime tem que existir nos bairros das grandes periferias urbanas do nosso país.

“Essa é a solução mais importante, mais significativa, para que possamos combater com rigor a tal organização criminosa, que ganha o PhD com o nome de crime organizado. É esse o caminho. Sem ter a firmeza de investir no preparo, na formação, na qualidade da educação do nosso povo, talvez não tenhamos como sair dessa situação dramática de ver gente sendo espancada no meio da rua, com o povo fazendo justiça com suas próprias mãos, lamentavelmente”, avalia o parlamentar.

De Brasília
Márcia Xavier