Manobra da oposição: Negociações na Venezuela estão suspensas

A Mesa da Unidade Democrática (MUD), que congrega partidos opositores na Venezuela, anunciou na noite dessa segunda-feira (12) a decisão de “paralisar” as reuniões técnicas de trabalho com o governo de Nicolás Maduro até a próxima quinta-feira (15), quando o país receberá os chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).  

Na semana passada, o governo prendeu 243 jovens em uma operação para destruir acampamentos de manifestantes da extrema direita em Caracas. A MUD resolveu esperar a chegada dos chanceleres para apresentar sua versão sobre os incidentes.

“Paralisamos as reuniões até a presença da comissão da Unasul. Assim vamos fazer um balanço e um relato de tudo o que aconteceu no país diante deles”, disse Roberto Enríquez, do partido Copei, um dos integrantes da MUD, em entrevista a agências internacionais e jornais locais.

Leia também:
Envolvidos em violência recebem medidas cautelares na Venezuela
Venezuela desmonta acampamentos de grupos de extrema direita

A informação de suspensão da mesa de diálogo foi confirmada pelo secretário executivo da MUD, Ramón José Medina, em sua conta no Twitter e em declarações a um site de notícias opositor. “As reuniões estão suspensas em rejeição à repressão injustificada contra estudantes e manifestantes”, destacou.

Contudo, a maioria dos jovens detidos para averiguação na Venezuela após o desmantelamento de quatro acampamentos de grupos opositores de extrema direita, em Caracas, foi colocada em liberdade neste fim de semana. Apenas 11 manifestantes continuarão presos acusados, entre outras coisas, de porte ilegal de arma de fogo.

Durante o desmonte foram apreendidos, além de drogas, explosivos, morteiros e bombas de gás lacrimogêneo que seriam utilizados, segundo informações da AVN, em atos terroristas e de ataque aos corpos de segurança do Estado.

A quarta reunião do processo de diálogo iniciado no dia 10 de abril, com a mediação da Comissão de Chanceleres da Unasul, deve ser realizada na quinta-feira (15). A comissão é composta pelos ministros de Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, da Colômbia, Maria Ángela Holguín, e do Equador, Rafael Patiño.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações da Agência Brasil