Bira repercute exibição do Programa Profissão Repórter sobre a situação do sistema penitenciário do Maranhão

O Programa Profissão Repórter exibido pela Rede Globo de Televisão, na noite desta terça-feira (13), foi o principal tema de […]

O Programa Profissão Repórter exibido pela Rede Globo de Televisão, na noite desta terça-feira (13), foi o principal tema de debates na sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (14).

A pauta do programa foi a situação trágica do sistema penitenciário do Maranhão. O repórter Caco Barcelos mostrou para todo o país, com exclusividade, a tragédia, a dinâmica das atrocidades e como sobrevivem os detentos do estado.

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) disse lamentar que mais uma vez, o Maranhão ganha uma repercussão negativa pela completa ausência de governo, sobretudo, no que diz respeito à segurança pública e ao sistema carcerário.

O parlamentar lembrou as 11 medidas prometidas pelo Governo do Estado, na tentativa de reverter a crise do sistema penitenciário. A Governadora prometeu criar mais duas mil vagas no sistema penitenciário do Maranhão para enfrentar essa situação caótica.

A Governadora também prometeu investir R$ 131 milhões na construção, até o dia 15 de maio, de novas unidades prisionais em São Luís, Coroatá, Codó, Balsas, Imperatriz, Bacabal, Timon e Pinheiro.

“E a pergunta que faço é, onde estão essas unidades prisionais? alguém recebeu o convite para a inauguração dessa nova unidade prisional aqui em São Luís? Alguém tem conhecimento de que amanhã está programada qualquer inauguração de unidade prisional em São Luís?”, questionou Bira.

Para o deputado Bira não há indicativos, por parte do Governo do Estado, de que serão feitas essas unidades prisionais pelo interior do Maranhão e com isso a população fica exposta aos riscos e a violência que cresce absurdamente.

Bira ainda desejou boa sorte ao novo secretário de segurança do estado, pois o Maranhão precisa de uma revolução total no combate à violência, tendo em vista que o sistema de segurança pública está absolutamente falido.

“O secretário vai sofrer brutalmente, por que não adianta ter secretários se não há governo, não adianta ter secretário se o governo não funciona, se o governo não investe se não cumpre a sua obrigação desde destinar os recursos para que as coisas possam acontecer”, protestou.

Comunidade das Mercês em Paço do Lumiar

O deputado Bira esteve, na noite desta terça-feira (13), na comunidade das Mercês em Paço do Lumiar, em reunião com os moradores que reclamavam da falta de diálogo do Governo do Estado com população local, para a construção de uma unidade prisional, em convênio do governo com a APAC, para 40 homens na área.

De acordo com Bira, a comunidade das Mercês é muito tradicional no município de Paço do Lumiar e os moradores não são contra a unidade prisional, eles apenas desejam abrir um diálogo com o governo para buscar alternativas e questionam apenas a construção em uma área residencial.