Público LGBT participa de aula do programa Qualifica Bahia

“Conhecimento, habilidade e atitude são três palavras que bem aplicadas por um profissional qualificado é o caminho mais direto para a construção de uma carreira vitoriosa”. Quem assina a frase é a superintendente estadual de Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade, que falou, nesta quinta (15/05), durante a aula de integração das turmas de Recepcionista com noções de espanhol e de Camareira, do Programa Qualifica Bahia promovido pela Secretaria Estadual do Trabalho (Setre).

O encontro foi realizado na Associação Cultural Hispano Galega Caballeros de Santiago, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, uma das entidades contratadas pela Setre para executar o curso. Do grupo atendido pelo Qualifica Bahia neste espaço, 20 pessoas têm o perfil LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Transgêneros), matriculadas no curso de Recepcionista.

Para a transexual Alana Carvalho, ex-educadora social do Gapa Bahia, o curso oferecido pelo Governo do Estado é uma dádiva. “Ele nos abre uma porta para o mercado de trabalho com uma função profissional qualificada, ou seja, a de recepcionista de hotel”. O travesti Gláucia Santos, ex-auxiliar de prótese dentária, prometeu se empenhar na qualificação para atuar na área da hotelaria “e ajudar a quebrar tabus hoje existentes”; enquanto Thiago Andrade considera interessante acabar com o preconceito da sociedade, “mostrando seriedade e profissionalismo nas atividades”.

Coordenadora do Núcleo LGBTT da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Paulette Furacão antecipou as dificuldades a serem encontradas no mercado de trabalho. ”Somos descartados pela nossa orientação sexual, mas precisamos combater esta postura inadequada dos gestores com mais profissionalismo”. E conclamou o grupo “a agarrar a oportunidade oferecida pelo Governo da Bahia e mostrar à sociedade que somos capazes, independentemente da nossa orientação sexual”.

Da Aula de Integração, participaram ainda Luis Blanc, Gerente Executivo da ABIH/BA, que fez uma palestra sobre o setor hoteleiro na Bahia; Santiago Coelho Rodriguez Campo, Presidente da Associação Cultural Hispano Galega Caballeros de Santiago; e Olívia Santana, liderança do movimento negro.

O programa Qualifica Bahia é realizado pelo Governo do Estado da Bahia com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e atende, neste momento, 8.360 trabalhadores distribuídos em 158 municípios. Os cursos do Qualifica Bahia atendem às cadeias produtivas de Alimentos, Beleza e Estética, Construção Civil, Arte e Cultura, Agricultura Familiar, Metal Mecânica, Tecnologia da Informação, entre outras. Os cursos oferecidos gratuitamente têm carga horária de 200 horas, com conteúdos sociais e específicos.

Fonte: Setre