Cuba saúda acordo e afirma compromisso com diálogos de paz da Colômbia

Nesta sexta-feira (16), o representante de Cuba, Rodolfo Benitez Verson, emitiu uma declaração para saudar os recentes e significativos acordos alcançados entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) e o governo colombiano, principalmente sobre o quarto ponto das negociações lançadas em novembro de 2012.

A ilha revolucionária recebe as delegações das Farc e do governo em sua capital, Havana, e também participa como garantidor do processo, que tem avançado apesar dos profundos desafios no país. Leia a seguir o comunicado cubano, divulgado pelo portal Cuba Debate.

Saudamos os significativos acordos alcançados entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) sobre o ponto quatro, relativo à “Solução ao Problema das Drogas Ilícitas”, da Agenda dos Diálogos de Paz, que acontecem em Havana.

Leia também:

Colômbia: ONU saúda acordo entre Farc e governo contra drogas ilícitas
Eleições na Colômbia: Farc e ELN anunciam cessar-fogo unilateral
Estes novos acordos, que se somam aos anunciados no ano passado, relativos ao ponto um, sobre a “Política de Desenvolvimento Agrário Integral”, e ao ponto dois, sobre a “Participação Política”, constituem outro importante passo de avanço nos esforços para se alcançar a paz na Colômbia.
Os acordos logrados até o momento cobrem a metade da Agenda de Conversações acordada entre as partes.

Cuba, em sua condição de país garantidor e país sede dos Diálogos de Paz, continuará contribuindo, em tudo o que for possível, com o avanço das conversações e com a conquista de um Acordo Final, para o término do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura na Colômbia.

Havana, 16 de maio de 2014.

Fonte: Cuba Debate
Tradução da Redação do Vermelho