Farc completam 50 anos e lançam rap em prol da paz na Colômbia

 As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lançaram em Havana um videoclipe que pede apoio ao processo de paz no país, como parte das celebrações pelos 50 anos de existência do grupo insurgente. O rap foi gravado pela banda cubana Cuentas Clara, junto com guerrilheira holandesa Tanja Nijmeijer (que integra a delegação de paz) e por um membro das Farc.

Por Théa Rodrigues, da Redação do Portal Vermelho

Farc completam 50 anos e lançam rap em prol da paz na Colômbia - Reprodução

A música "Pueblo colombiano: Pa' la mesa" pede que os cidadãos participem ativamente das mesas de negociação entre as Farc e o governo do país. Segundo nota divulgada no site da guerrilha, o objetivo do vídeo é, entre outras coisas, “refletir a difícil situação dos camponeses”.
A primeira estrofe do rap afirma que canção é executada “em nome dos explorados, das crianças descalças e mal alimentadas, das mulheres e homens mal pagos, mal formados, dos camponeses ameaçados”.

Na nota, as Farc reforçam que “os camponeses são perseguidos, estigmatizados e expulsos de suas terras. Quando decidem entrar na guerrilha, porque o Estado não deixa outra opção de vida, são criminalizados e se oferece uma recompensa por suas cabeças”.

Leia também:
Farc retomam diálogo em meio a incertezas eleitorais na Colômbia
Camponeses convivem com rotina de violações na Colômbia
Farc: Acordo sobre drogas é adiado para próximo ciclo de diálogos

A reforma agrária é uma demanda histórica das Farc, que incluíram o tema na agenda de negociações de paz. Tanto que a política de desenvolvimento agrário integral foi o primeiro ponto concluído nos diálogos de paz. Uma matéria publicada pelo Portal Vermelho, em dezembro do ano passado, explica a relação das negociações com a luta camponesa na Colômbia.

O rap também faz duras críticas à oligarquia, ao governo e aos setores mais poderosos do país, que "têm medo que os pobres formem blocos, adquiram conhecimento e, em um choque, os derrote". Em outro trecho, o grupo musical acusa os fazendeiros de seguir com os assassinatos e massacres: “os que acumulam terra de maneira sem vergonha, se não negociam com os camponeses, negociam com sua viúva”.

No vídeo, aparece o guerrilheiro Miguel Pascuas, o "Sargento Pascuas", um dos 48 fundadores das Farc. Ele fazia parte do grupo que, juntamente com Manuel Marulanda Velez, James Prias Alape, Jacobo Arenas e outros guerrilheiros, resistiu a uma operação militar de 16 mil soldados, dirigidas pelo Pentágono.

Assista ao vídeoclipe:

“Cinquenta anos depois, o comandante Pascuas é integrante da delegação de paz das Farc em Havana (Cuba). Ele viveu quatro processos de paz; quatro sonhos de justiça social, interrompidos brutalmente por uma classe dominante que nunca quis compartilhar, nem escutar”, afirma a guerrilha em seu site.

O refrão do rap pede: “Povo colombiano pra mesa. Vamos todos juntos, sem falsas promessas. Como Dom Quixote sem medo de que me derrotem. Que o povo se una a nós, que se toque na verdade". Através da música, segundo informações divulgadas pela guerrilha, as Farc querem “mandar uma mensagem de otimismo diante do atual processo de paz”.

“Pensamos que para conseguir a paz é preciso aprender a falar sem temor, sem tabus. Não há intocáveis. O respeito não se ganha com títulos, nem com violência, se ganha sendo justo e tolerante”, conclui o texto do comunicado.

As negociações entre o governo colombiano e a guerrilha, sob mediação cubana, começaram em novembro de 2012, com o objetivo de pôr fim a um conflito armado de meio século. No final do videoclipe, várias pessoas, entre elas Nijmeijer, mostram cartazes em vários idiomas, pedindo: "Apoie o processo de paz na Colômbia".

No dia 27 de maio a guerrilha das Farc completará 50 anos de existência.