Do Paraguai, Frente Guasu se solidariza com o povo de Honduras

Depois do episódio violento ocorrido em Honduras, quando policiais militares e unidades da Polícia Nacional, com cassetetes e gás lacrimogêneo, expulsaram os deputados do partido Livre, entre eles o ex-presidente deposto Manuel Zelaya, do Congresso Nacional, forças progressistas da América Latina expressaram apoio aos parlamentares hondurenhos.

A Frente Guasu, coalizão de partidos progressistas e de esquerda do Paraguai, cujo líder é o ex-presidente, também deposto, Fernando Lugo, emitiu uma nota oficial em apoio a Zelaya e ao povo hondurenho.

Leia na íntegra:


“A Frente Guasu em solidariedade com o povo de Honduras

Uma vez mais as forças retrógradas da oligarquia na América Latina fazem reluzir sua intolerância diante das expressões que pretendem tirar o povo da opressão e miséria. Desta vez se trata do povo irmão de Honduras, que desde o ano de 2009, em que seu presidente constitucional Manuel Zelaya foi retirado à força do poder, está padecendo as penalizações desta intolerância.

Depois das eleições grotescamente manipuladas, realizadas há seis meses, de acordo com o juízo de qualificados observadores, em que se deixou de lado a vontade popular representada pela candidata do partido Livre, Xiomara Castro, no breve tempo de desgoverno de Juan Orlando Hernández, o povo hondurenho é vítima de sua brutalidade.

Devido à manifestação legítima dos parlamentares do partido Livre por uma maior participação nos espaços de decisão do governo, foram retirados de forma brutal pelas forças repressivas que invadiram o recinto parlamentar deixando graves feridos entre seus membros. Da mesma forma, o povo nas ruas, que acompanha a seus representantes, foi brutalmente reprimido.

A Frente Guasu, com o signo político que acompanha as lutas de libertação da América Latina, se solidariza com o povo hondurenho que hoje padece diante da brutalidade de sua oligarquia, que abre uma brutal repressão para preservar os privilégios em detrimento das manifestações populares.

Por uma democracia real em Honduras!

Por uma unidade dos povos latino-americanos em luta pela sua libertação!

Fernando Lugo Mendez
Assunção, 26 de maio de 2014”.


Mariana Serafini, da redação do Vermelho