"Fidel e Chávez continuaram a história escrita por Bolívar e Martí"

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta segunda-feira (19) que os comandantes Fidel Castro e Hugo Chávez conduziram os movimentos revolucionários em Cuba e na Venezuela, respectivamente, seguindo o fio da história escrita por José Martí e Simón Bolivar. 

Nicolás Maduro - Rádio Nacional da Venezuela

Do Quartel da Montanha, sede do governo venezuelano em Caracas, Maduro expressou que aos 119 anos da morte de José Martí na batalha pela independência de Cuba “simplesmente temos que concluir que os caminhos que os libertadores nos deixaram nos trouxeram até aqui”.

Maduro foi homenageado com o Selo Comemorativo do Amigo Sincero por ocasião das mãos de Alejandro Mesa, chefe da Missão José Martí, que completou 11 anos. A missão José Martí foi criada em 2003 por Chávez, como parte de um convênio entre Cuba e Venezuela para que médicos cubanos prestassem apoio aos venezuelanos.

Leia também:
Cuba homenageia José Martí, inspirador da luta pela Nossa América
Resistência, mobilização e luta: expressões do caminho martiano

“Obrigado aos filhos de Bolívar e Martí, seus dois principais expoentes, Fidel [Castro], o grande comandante da América e o grande iniciador desta Revolução, e Hugo Chávez, nosso pai e comandante supremo. Foram eles que conseguiram unir o fio histórico de Bolívar e Martí, da Revolução Cubana e da Revolução Bolivariana da Venezuela. Eles que conseguiram colocar sobre o plano mais profundo e verdadeiro da irmandade que nos deve conduzir a consolidar a verdadeira independência, a verdadeira liberdade”, declarou Maduro durante uma transmissão da rede pública de televisão.

Segundo o presidente venezuelano, a Missão José Martí é “a mais clara demonstração de como nossos povos podem compartilhar seu destino, seu amor, sua vida, sua forma de ser, na maior expressão da solidariedade diária e permanente”.

Maduro disse que os cubanos e os venezuelanos são “filhos de Bolívar e Martí”, mas que o povo destes países é também “herdeiro de Chávez e Fidel”.

Da redação do Portal Vermelho,
Com informações da AVN e da Prensa Latina