Interesse pela Copa do Mundo é maior em Fortaleza
A capital cearense tem o maior número de interessados na Copa do Mundo, de acordo com pesquisa nacional. Fortaleza também lidera entre os que creem na vitória brasileira.
Publicado 23/05/2014 12:45 | Editado 04/03/2020 16:26
Os brasileiros mais interessados na Copa do Mundo 2014 são aqueles que moram em Fortaleza. É o que aponta uma pesquisa inédita realizada pela empresa Ipsos Media CT para aferir o quanto o Mundial de Futebol desperta a atenção dos brasileiros.
Dos entrevistados na capital cearense, 24% declararam ter “muito interesse” no evento internacional. O mesmo índice obtido entre as pessoas ouvidas pela pesquisa em Salvador (BA).
A coincidência de percentuais levaria a um empate entre as duas capitais nordestinas. Entretanto, outros 23% em Fortaleza disseram estar “interessados, mas não muito” na disputa, o que totaliza 47% de interessados (em maior e menor grau).
Já entre os soteropolitanos, aqueles que estão “interessados, mas não muito” só chegam a 19%, o que soma 43% de pessoas com interesse na Copa. Lá, 8% são indiferentes ao evento, 24% têm pouco interesse e 22% têm nenhum (3% não sabem ou não lembram).
Entre os fortalezenses, 8% também são indiferentes aos jogos, 18% têm pouco interesse e outros 18% têm interesse nenhum. Aqueles que não sabem ou não lembram chegam a 8%.
A pesquisa foi realizada em 12 capitais e no interior de São Paulo, com pessoas de ambos os sexos e idade a partir de 18 anos.
As campeãs em rejeição à Copa do Mundo, curiosamente, são três das cidades-sedes dos jogos. Curitiba (PR) ocupa o topo do ranking do desinteresse, com 53% dos entrevistados declarando dar pouca ou nenhuma importância ao evento.
Empatados em segundo lugar, São Paulo (SP) e Recife (PE) com 51% de desinteressados cada.
A capital com os menores índices de interesse entre seus habitantes também receberá partidas do Mundial. É Porto Alegre (RS), onde apenas 7% declararam se interessar muito pela Copa e 18% “se interessam, mas não muito”.
“Com tantas manifestações acontecendo às vésperas da Copa do Mundo, acreditamos que isso desmotive o interesse dos brasileiros com o evento”, afirma Diego Oliveira, diretor de contas da Ipsos Media CT, no material de divulgação do estudo.
Confiança
Fortaleza ocupa outro primeiro lugar na pesquisa. Estão aqui os torcedores mais confiantes na vitória da Seleção Brasileira na competição. Dos entrevistados na capital cearense, 54% acreditam que o Brasil leva a Taça. Em segundo lugar, ficaram os candangos e os soteropolitanos com 49% de entrevistados seguros de mais um título mundial para a Canarinha, seguidos bem de perto pelos goianos, com 48%.
Os menos crédulos numa vitória brasileira são os belo-horizontinos. Apenas 33% deles afirmaram acreditar em um possível êxito dos convocados por Felipão.
Já em relação às cidades que se consideram mais bem informadas sobre a Copa, Fortaleza ocupa o terceiro lugar, com 38%.
Um dado curioso revelado pela pesquisa é que entre os fortalezenses que se avaliam como “bem informados” sobre o assunto 70% estão nas classes C e DE (48% na primeira e 22% na segunda). Apenas 23% desles são da classe B e só 7% estão na classe A.
O ranking do quesito informação é encabeçado por Salvador, com 46%, seguida de Brasília (42%).
54% dos fortalezenses acreditam que a Seleção Brasileira vencerá a Copa
24% dos entrevistados em Fortaleza se declararam ”muito interessados” na Copa
Fonte: O POVO