Putin conversará com Hollande e participará de atos na Normandia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, iniciou nesta quinta-feira (5) uma visita à França, onde se reunirá com seu homólogo, François Hollande, e assistirá as comemorações pelos 70 anos do Desembaque na Normandia.

Vladímir Pútin - RIA Novosti

Segundo o divulgado, Putin foi convidado para um jantar com Hollande no Palácio do Eliseu, que acontecerá após um encontro entre o presidente francês e o chefe de Estado norte-americano, Barack Obama, em um restaurante desta capital.

O assunto principal do jantar será a crise na Ucrânia, ambos examinarão ainda o diálogo econômico bilateral e assuntos de interesse global como a situação na Síria e o tema nuclear iraniano.

Quarta-feira, Putin ofereceu declarações à emissora TF1 nas quais condenou o golpe de Estado armado e inconstitucional ocorrido na Ucrânia e chamou as autoridades de Kiev a buscarem uma saída negociada à crise e a não dispararem contra os civis com aviões.

O presidente afirmou que não há, nem houve forças armadas ou instrutores russos em nenhuma parte do território da Ucrânia.

Indagado sobre as recentes eleições nesse país, Putin reiterou sua disposição de tratar com respeito as decisões do povo ucraniano e trabalhar com suas autoridades.

Sobre a comemoração de sexta-feira (6) dos 70 anos do desembarque das forças aliadas na Normandia, o presidente afirmou que esse acontecimento foi importantíssimo para Europa e para todo o mundo.

Declarou que a Rússia teve um papel importantíssimo, senão decisivo, na vitória contra o fascismo.

"Mas nunca esqueceremos dos combatentes da resistência francesa que na frente oriental lutaram junto conosco", disse o presidente russo.

Fonte: Prensa Latina