Árvores serão plantadas a cada gol feito na Bahia durante a Copa

A Secretaria Estadual da Copa do Mundo (Secopa) lançou, na última semana, em Salvador, o Programa Gol Verde, que, entre outras ações, pretende reflorestar uma área equivalente a um campo de futebol a cada gol feito na Arena Fonte Nova, durante o mundial. Instalada na capital baiana, a Fonte Nova vai receber seis jogos da Copa do Mundo, que estreia nesta quinta-feira (12/6).

Segundo a Secopa, a Bahia é o único estado a incluir o reflorestamento no Plano de Sustentabilidade da Copa e o objetivo da proposta é “induzir uma nova cultura pautada nos princípios de sustentabilidade”. A expectativa da secretaria é plantar, no território baiano, mais de 30 mil mudas de espécies de plantas nativas da Mata Atlântica.

“Se os torcedores já torciam para que fossem marcados gols na Arena Fonte Nova, agora, vão torcer muito mais, já que na Bahia, todo gol é Verde e, isso sim, é um golaço”, declarou, através da assessoria, o titular da Secopa, Ney Campello. Durante o lançamento, um Termo de Compromisso foi assinado entre os primeiros parceiros – a empresa Veracel Celulose e a Prefeitura de Porto Seguro.

A Secopa busca novos parceiros, na tentativa de aumentar o número de mudas. As pessoas podem contribuir doando o mínimo de 1.111 unidades de espécies do bioma e, também, colaborando com o plantio das árvores.

As informações sobre o Programa Gol Verde, bem como as orientações sobre doações de mudas e ajuda no plantio estão disponibilizadas no site: www.secopa.ba.gov.br.

De Salvador,
Erikson Walla