30 horas: Presidente da Câmara se compromete em colocar PL na pauta

 O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, se comprometeu em encerrar o adiamento da votação do PL 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho dos profissionais da Enfermagem em 30 horas semanais, e colocar o projeto em pauta na primeira semana de julho.

 Após mais de um mês de mobilização, Alves se reuniu no último dia 4 com representantes dos conselhos estadual e municipal de Saúde, entidades privadas e filantrópicas e definiu a criação de uma comissão composta por deputados, Ministério da Saúde, trabalhadores e gestores para que a proposta de acordo seja apresentada do dia 1º a 3 de julho e que até o dia 17 o PL ingresse na pauta.

A deputada federal Jandira Feghali, líder da bancada do PCdoB na Câmara, também participará da reunião e integrará a comissão. “O presidente destacou que, se não houver negociação, ele vai pautar o projeto e aí caberá às partes envolvidas articular junto aos deputados para que tenha quórum em plenário para a aprovação do PL, como tanto almejam os profissionais”, informou o secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, Valdirlei Castagna.

O presidente também alertou as entidades presentes acerca das dificuldades para a votação do projeto se não houver acordo, mas disse que não vai deixar a Câmara levar a culpa se o PL não for votado.

“Para que isso não ocorra, a ideia é que as entidades sindicais, de classe e toda a categoria da Enfermagem pressionem os parlamentares. Só dessa maneira conseguiremos avançar em nosso objetivo maior, vamos continuar na luta!”, afirmou a deputada estadual comunista Enfermeira Rejane.