Ato em hospital no Ceará cobra Convenção Coletiva

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde-CE) realizará ato no Hospital Otoclínica nesta terça-feira (24), a partir das 6h30, na porta do prédio. A intenção é cobrar a celebração da Convenção Coletiva 2014 com os hospitais privados e filantrópicos, garantindo reajustes decentes para a categoria, vale alimentação e criação de novos pisos salariais.

trabalhadores da saúde no Ceará - Reprodução

O sindicato tenta negociar com os patrões desde o início do ano, no entanto, sem avanços. A última reunião ocorreu no dia 10 de junho e ficou muito aquém das expectativas: reajuste geral de 6%, reajuste sobre os pisos de 7%, sem criação de novos pisos salariais, a exemplo de maqueiro, porteiro e auxiliar de serviços gerais, e também sem a instituição do ticket alimentação.

Além disso, os patrões querem alterar a cláusula da Convenção Coletiva 2013 que proíbe a dobra de plantão, permitindo assim a dobra nas situações de urgência e emergência. “Isso é o mesmo que eliminar a cláusula, pois situações de urgência e emergência fazem parte de qualquer estabelecimento de saúde. De nosso lado, entendemos que a proibição da dobra permite melhor serviço e segurança para trabalhadores e clientes”, destaca a presidente do Sindsaúde, Marta Brandão.

Fonte: CTB